Governo de Rondônia
25/04/2024

SAÚDE

Equipe do Ministério realiza força tarefa em Rondônia

09 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

4 -0 ministérioEsta semana os técnicos da secretaria estadual de saúde estiveram reunidos com a equipe técnica do  Ministério da Saúde (MS), no auditório do Laboratório Central (Lacen), em Porto Velho, para delimitar novas ações para atender a população afetada pelas enchentes na região. Em especial com cuidados sanitários e médicos para prevenir a proliferação de doenças na comunidade e evitar surtos que podem sobrecarregar a rede pública hospitalar.

A força tarefa nacional é composta por profissionais da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e parceria com os órgãos de saúde do Estado.

A coordenadora da equipe do Ministério da Saúde, Daniele Monteiro Nunes foi recebida pela equipe do secretario estadual de saúde, Williames Pimentel, quando discutiram o combate aos efeitos da enchente e fizeram proposituras para prevenir a rede de atendimento básico às pessoas vulneráveis. O trabalho da equipe multiprofissional se estenderá até sexta-feira em parceria com os técnicos da Sesau. Dentre as missões estão a distribuição em escolas públicas, abrigos, bancos, supermercados, tribunais e demais órgãos públicos, dos kits de prevenção e divulgação dos cuidados com a doenças correlacionadas ao período da vazante.

4 - reuniao sesauA equipe vem reforçar as medidas e organizar as ações para buscar mais força junto ao governo federal para capacitar o Estado a tratar e prevenir os efeitos pós-enchentes. A missão dos técnicos envolve a reorganização do atendimento básico, ações diretas nos abrigos para garantir atendimento médico, diagnóstico das necessidades, levantamento do quadro de necessidade de medicamentos, tratamento da água, o retorno ao ambiente afetado pelas cheias, sensibilização dos profissionais  de saúde para o quadro sanitário com o fenômeno, observância quanto os cuidados com a alimentação, vigilância no controle das doenças, identificar necessidades imunobiológicas e estrutura pública hospitalar.

O técnico do MS Ubirajara Mota elogiou o planejamento da secretaria estadual de Saúde quanto à prevenção  e iniciativas para atender a população que ficou vulnerável após a enchente e disse que isso ajudou a manter a saúde pública equilibrada nos atendimentos a demais setores, mesmo em momento difícil.

O secretário Williames Pimentel participou da primeira reunião com a equipe e demonstrou todo o aparato de equipamentos, leitos e profissionais disponibilizados, inclusive antes do fenômeno, por ser uma situação notória na Capital, que foi planejada, mas que atingiu uma proporção inesperada.  Pimentel disse que a intenção é que o diagnóstico e as ações da equipe do Ministério apontem ações pontuais e cruciais para atender a demanda resultante da cheia e demonstrou uma preocupação demasiada com a água disponibilizada para a população. “Estamos colocando à disposição da situação toda a nossa equipe e acompanhando os resultados, também apontamos as necessidades cruciais para que o trabalho seja eficaz e atinja resolutividade. Também foi demonstrado todo o interesse da equipe em nos mostrar caminhos para reagir ao problema com ações imediatas”, – disse Pimentel.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima - Assessoria Sesau
Fotos: Gecom/Sesau
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo