Governo de Rondônia
25/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Equipe do Rondônia Mais segura participa de Seminário sobre segurança em Monte Negro; projeto de videomonitoramento é entregue a comunidade

05 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe do Programa Rondônia Mais Segura liderada pela gerente de convênios da Sesdec Valkiria Maia participou do primeiro Seminário sobre Segurança Pública na cidade de Monte Negro, a 250 quilômetros de Porto Velho.

Equipe do Rondônia Mais segura participa de Seminário sobre segurança

O seminário foi realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro (quinta e sexta-feira), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aurélio Buarque de Holanda, com várias atividades promovidas pelo Conselho Municipal de Segurança Pública criado há cerca de dois meses em Monte Negro.

Durante o evento, a equipe da Sesdec entregou o projeto de videomonitoramento elaborado para a cidade, pactuado anteriormente com a Associação Comercial. Houve também apresentação de um grupo de capoeira.

O segundo dia de evento foi marcado pela presença de mais de 380 alunos que participaram de palestras nas salas temáticas durante todo o dia. De manhã 190 alunos participaram das palestras. No turno da tarde outros 192 acompanharam. Violência na Escola; Combate às drogas; Aliciamento de menores para exploração sexual; Estatuto da Criança e do Adolescente; Regimento Interno do Conselho; e Menores na Direção de Veículos Automotores, foram alguns temas abordados.

Duas importantes palestras marcaram a abertura do evento na quinta-feira. A pedagoga, Marly Fogaça, técnica em Políticas Públicas fez explanação sobre a importância da comunidade na participação do conselho de segurança. A segunda palestra foi com o coronel PM Lessa, Coordenador de Recursos Humanos da PMRO que abordou o tema: “Segurança Pública: responsabilidade de todos”.

Doutorando em Ciência Política, Lessa discorreu sobre a importância da formação do ser humano e a atuação da família nessa formação. Segundo o militar, o Estado atua na formação do cidadão, mas é necessário que isso se dê numa segunda fase. A primeira e principal fase de formação do ser humano é de estrita responsabilidade da família.

Mais de 380 alunos participaram das palestras

“Os pais têm que tratar bem seus filhos e isso incluiu muita disciplina. Os filhos, por sua vez, precisam obedecer aos pais. Porque quando os pais falham na formação dos filhos, o Estado precisa intervir”. Porém a condução do processo de formação de um adolescente, feito pelo Estado, é rigorosa. “Por isso pais, eduquem seus filhos. Não esperem que o Estado o faça”, disse o coronel Lessa, ao público presente.

O PM Osmário Junior, aluno a Cabo da Polícia Militar, e presidente do conselho,  agradeceu a presença da equipe do Programa Rondônia Mais Segura. Monte Negro foi uma das primeiras cidades do Vale do Jamari a receber a equipe do programa para pactuações importantes sobre segurança, feitas com o prefeito da cidade, Evandro Marques, com o presidente da Câmara Municipal, José Edson Gomes Pinto, e com outros segmentos da sociedade civil de Monte Negro, dentre eles, a Associação Comercial da Cidade.

Leia mais:
Região de Buritis terá uma Unidade Integrada de Segurança Pública
Programa de segurança pública lançado pelo governo propõe enfrentamento conjunto de ações para redução da criminalidade


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Valdir Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo