Governo de Rondônia
19/04/2024

INFRAESTRUTURA

Equipes do DER executam serviços na RO-005, Estrada da Penal, durante o inverno amazônico, em Porto Velho

10 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Da avenida Guaporé até o Complexo Penitenciário da Estrada da Penal, equipes do DER seguem em ritmo acelerado na execução do recapeamento de seis quilômetros de via

Recapeamento asfáltico, limpeza lateral, serviços de drenagem e combate a atoleiros estão entre os serviços executados pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), na RO-005, conhecida como Estrada da Penal, em Porto Velho.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que as equipes trabalham de forma intensa, mesmo com os efeitos climáticos e pandêmicos para avançar nas ações, garantindo segurança e qualidade na trafegabilidade da RO-005 e o fomento do setor econômico, como determina o governador, coronel Marcos Rocha. Assim, nesta semana, três frentes de serviço atendem três pontos da rodovia que tem uma extensão total de aproximadamente 61 quilômetros, com início na avenida Guaporé até o acesso ao distrito de São Carlos no Baixo Madeira.

Outra frente de trabalho do DER segue firme, inclusive durante os finais de semana, no trecho após a ponte da Vala na RO-005

“A Estrada da Penal é uma via de grande importância para a Capital, sendo o principal acesso ao Complexo Penitenciário do Estado, condomínios, dois portos graneleiros e também ao distrito de São Carlos, além de beneficiar diretamente moradores do entorno e comunidades ribeirinhas. Os trabalhos têm garantido também a trafegabilidade aos policiais penitenciários e caminhoneiros que utilizam rotineiramente a rodovia”, destaca o gestor do DER.

Da avenida Guaporé até o Complexo Penitenciário da Estrada da Penal, uma equipe formada por servidores da Usina de Asfalto do DER em Porto Velho e pela Gerência de Ações Urbanísticas (GAU) seguem em ritmo acelerado na execução do recapeamento em seis quilômetros de via. Segundo o engenheiro civil responsável pela obra, Jairo Oliveira, 50% dos trabalhos já foram concluídos e mesmo com a intensidade das chuvas, a produção e aplicação do asfalto seguem com qualidade e técnica.

Logo após a Curva do Cotovelo, para combater atoleiros que surgem no período de chuvas causando transtornos na trafegabilidade, o engenheiro civil do DER, Erick Willyan, informa que a equipe da 13ª Residência Regional iniciou, nesta quarta-feira (10), os serviços emergenciais que incluem encascalhamento e drenagem lateral nos dois lados da pista, além disso, pedras rachão serão aplicadas no local para elevação da pista, fazendo com que o trecho ganhe mais resistência para suportar caminhões com carga pesada. Os serviços estão sendo realizados de forma emergencial pelas equipes do DER.

Outra frente de trabalho do DER que segue firme, inclusive durante os finais de semana, é no trecho após a ponte da Vala, sentido São Carlos. O coordenador de Operações e Fiscalizações do DER, Adeilson da Silva, pontua que os trabalhos de encascalhamento em pontos críticos e patrolamento para combater atoleiros avançam para atender moradores da região com melhor acesso. No local, os trabalhos também atendem à reestruturação da ponte de madeira que teve a elevação dos aterros das cabeceiras, garantindo segurança quanto ao acesso à região do Baixo Madeira.

De 16 quilômetros, 13 já foram atendidos com a pavimentação asfáltica por meio de execução indireta

EXECUÇÃO INDIRETA NA ESTRADA DA PENAL

Em outro trecho, que abrange o KM 5 do Complexo Penitenciário ao ramal Aliança, com uma extensão total de 16 quilômetros, 13 já foram atendidos com a pavimentação asfáltica por uma empresa contratada em agosto de 2017. Segundo o engenheiro civil, Diego Auler, da Coordenadoria de Planejamento, Projetos e Orçamento de Obras do DER, os serviços de asfaltamento dos três quilômetros restantes serão retomados após o período chuvoso. Com um investimento de mais de R$ 21,5 milhões dos cofres públicos, o diretor-geral, Elias Rezende, informa que os serviços prestados pela empresa na RO-005 são fiscalizados com intensidade para garantir que a obra seja executada com técnica e eficiência, fazendo bom uso dos recursos públicos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gabriela Mourão
Fotos: Adonnai Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo