Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO

Escola Capitão Claudio Manoel da Costa comemora 30 anos nesta sexta-feira, em Porto Velho

04 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta sexta-feira (5) será uma data inesquecível para a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Cláudio Manoel da Costa. Os gestores escolares, professores, trabalhadores em educação, estudantes, autoridades e os moradores do bairro Cidade do Lobo e adjacências estarão comemoram os 30 anos do estabelecimento de ensino.

Uma vasta programação foi elaborada e dada a conhecer aos estudantes

O diretor da escola, professor Vanderlei Varini dos Santos, afirmou que uma vasta programação foi elaborada e familiares do Capitão Manoel da Costa  foram convidados a participar do evento festivo e serão homenageados.

“Nossa maior alegria é saber que nos últimos 30 anos a Escola Capitão Cláudio contribuiu para educar as crianças e jovens do bairro Cidade do Lobo e dos adjacentes. Há um comprometimento dos professores, trabalhadores em educação e amigos da escola em melhorar, a cada dia, a qualidade do ensino e queremos se uma referência em breve”, definiu o diretor.

 Os projetos sociais arrojados, integração com a comunidade  e o dinamismo de promover a educação na busca incansável por novos meios de aprendizagem, são algumas das peças pedagógica que torna a escola uma das melhores da zona Sul de Porto Velho.

As ações voluntárias que são desenvolvidas entre a comunidade e a escola servem de alicerce para a valorização dos profissionais, especialmente pela preocupação que existe em oferecer um ensino de qualidade.

Os projetos realizados na escola tem a bússola de integrar e desenvolver o intelecto dos estudantes. Hoje,os projetos que  se destacam são: Semana da Família, Jogos Internos, Programa Mais Educação, Programa Ensino Médio Inovador e ainda o Projeto Escola Aberta.

Hoje, o estabelecimento de ensino conta com 18 salas de aulas em funcionamento nos três turnos, tendo ensino fundamental e médio. Em sua estrutura físicas são oferecidas laboratório de informática, biblioteca com internet, sala de leitura, laboratório de ciências, auditório, refeitório, sala de reforço, TV Escola, sala de planejamento, sala da rádio escolar, sala de esportes e quadra esportiva coberta.

Muitos outros projetos são executados no Capitão Cláudio: Semana da Cidadania, Formação Continuada, Reforço de Matemática, Semana Pedagógica, Tabuada no Fundamental, Escola Solidária, Hora Cívica, Prêmio Gestão, Incentivo a Leitura, Festa Junina, entre outros. E dependendo da necessidade mais projetos são criados e postos em prática.

 ESCOLA ABERTA

A Semana da Família, realizada desde o ano 2000, é uma prova de que a escola está de portas abertas para a comunidade e, desta forma, há como debater e buscar soluções para violência, drogas, convívio familiar. Além de preparar comemorações festivas, a escola realiza periodicamente reuniões com os pais dos alunos, para assim divulgarem o desempenho e os meios cabíveis a educação do corpo discente.

O radialista José de Holanda, ex-aluno da escola e, atualmente voluntário e amigo da escola, traça um paralelo entre o  período que estudou na Capitão Cláudio (1994/2000) e constata o processo de transformação que o estabelecimento vem sofrendo – para melhor – nos últimos anos.”Sempre estive participando das ações, projetos e programas da escola. Sou um voluntário. Precisou é só chamar que tenho o maior prazer em ajudar. Inclusive, sou um frequentador assíduo da escola”, declarou Holanda.

O ex-diretor João Jorge relembra as dificuldades que enfrentou para administrar a escola. “Faltava material na escola. Era uma constante a falta de carteiras, espaço físico inadequado para atividades físicas, falta de professores e até de produtos de limpeza e escritório, além disso ainda tinham o vandalismo que insistia em reinar dentro do Capitão Cláudio, contudo que ao passar do tempo foram resolvidos. Conseguimos acabar com o vandalismo”, afirma João Jorge.

MUDANÇAS

De 1998 começaram a mudança pedagógica na escola, que passou por três fases: choque de gestão, implantação do ensino Médio e ampliação do espaço físico.

Em 2001 foi implantado o ensino Médio durante o turno da noite, e em 2003 pelo turno da tarde, fazendo com que muitos alunos concluísse seus estudos na própria escola. Nesse tempo foi inaugurado a quadra esportiva coberta.

Em 2005 foi realizado a ampliação da escola, tendo sido construído o laboratório de ciências, nova biblioteca, sala de leitura, auditório, sala de planejamento, sala de reforço, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

As comemorações alusivas aos 30 anos da escola terá início às 9h, com s participações de autoridades da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Coordenação Regional de Educação de Porto Velho (CRE/PVH), convidados especiais e participações de familiares do pioneiro que leva o nome da escola e haverá apresentações de manifestações culturais.

No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá a Exposição “Bem Vindos ao Maravilhoso Mundo do Electromagnetismo (Disciplina de Física) e a visita de alunos a Usina Hidrelétrica de Santo Antonio fará parte da exposição.

A partir as 16 horas, até às 17h30, haverá uma tarde recreativa, com a realização de jogos de futsal, tênis de mesa, dama, xadrez, peteca, vôlei, cinema – entre outras, e como atração do evento festivo ocorrerá a participação especial dos estagiários da Faculdade Metropolitana.

Leia mais sobre a educação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Claudir Magalhaes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo