Governo de Rondônia
Quinta, 19 de setembro de 2019

EDUCAÇÃO

Escola Cecília Meireles realiza palestra com alunos sobre o Saeb

17 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cecília Meireles, localizada em Vilhena, participaram nesta quinta-feira (16) de uma palestra sobre a importância do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) e que foi promovido pela Coordenação Regional de Educação de Vilhena (CRE/Vilhena).

A palestra despertou o interesse dos alunos para a avaliação do Saeb

A coordenadora da CRE/Vilhena, professora Marizete Rover, disse que o Saeb foi criado pelo governo federal em 1988 com o objetivo de acompanhar a qualidade do ensino básico das escolas públicas e particulares de todo o país.

Além de detectar os problemas incidentes no ensino, o Saeb, segundo Rover, também propõe definir ações para corrigi-los. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os resultados das sucessivas avaliações do Saeb têm constituído importante subsídio para a formulação de políticas educacionais.
O Saeb, um dos mais antigos sistemas de avaliação educacional no Brasil, é uma iniciativa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e, desde sua criação, passou por sucessivos aperfeiçoamentos técnicos e metodológicos.

Atualmente, o Saeb é aplicado a cada dois anos para medir o desempenho dos sistemas de ensino numa avaliação realizada com alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, nas disciplinas língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, física, química e biologia.

A metodologia utilizada procura estudar as correlações entre questões relativas à gestão escolar, competência docente, custos e rendimento dos alunos. Além dos estudos no âmbito da escola, o sistema de avaliação também propõe estudos na esfera de gerência do sistema educacional.

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Marizete Rover
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Municípios, Rondônia, Sociedade


Compartilhe