Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Escola Cora Coralina promove VI Encontro e Torneio de Xadrez

27 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, localizada em Ariquemes, incentiva a prática de jogos de xadrez e, para tanto, o técnico de xadrez em Ariquemes, professor Renato Moura Lazzarotti, anuncia o VI Encontro e Torneio de Xadrez no citado estabelecimento de ensino para o próximo dia 6, das 13h30 às 16 horas.

O torneio de xadrez, segundo Lazzarotti , tem como objetivo agregar os estudantes na prática dos jogos, pois são considerados atividades extra curriculares – fora do horário de aula – e que não causa prejuízo ao calendário do ano letivo.

Os estudantes da Escola “Cora Coralina” irão participar do torneio de xadrez

“A prática do xadrez é conhecido como um dos esportes que mais ativa as funções cerebrais humanas e, para tanto, os alunos interessados em participar do evento devem buscar informações e formular inscrições com o professor Dirce Marinho, na Escola Cora Coralina, no horário de funcionamento da escola”, afirmou o técnico.

Os enxadristas que já participaram de outras competições estão empolgados com a promoção do torneio, haja vista que serve de preparação para as competições municipais, estaduais e até para os Jogos Estudantis da Juventude (JEJ).

Sabe-se que a intenção do Ministério de Educação e Cultura ao implantar o jogo de xadrez nas escolas é a de desenvolver habilidades, tais como a memorização e o raciocínio lógico-dedutivo, com a finalidade de motivar e despertar o interesse dos educandos. Com o interesse no aprendizado do jogo haverá mais uma alternativa pedagógica e atraente para tirar os adolescentes das ruas e evitar que fiquem vulneráveis à violência.
O jogo de xadrez nas escolas será implantado, primeiramente nas escolas com salas de aulas de 5ª a 8ª séries, com o intuito de desenvolver a capacidade intelectual dos alunos.

Carlos Alberto Xavier , coordenador do projeto no MEC, diz o seguinte:” É uma atividade extra-classe, que será realizada também nos finais de semana. Professores e alunos são voluntários”. O Projeto do Jogo de xadrez nas escolas está sendo implantado pelos Ministérios da Educação e do Esporte nas cidades de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio Branco (AC), Terezina (PI) e Campo Grande (MS), com a finalidade precípua de alcançar aproximadamente 24 mil alunos de 200 escolas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Renato Lazzarotti e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo