Governo de Rondônia
28/03/2024

SERVIÇO PÚBLICO

Escola de Governo de Rondônia ensina confiança, boas práticas entre servidores e lança o Programa Gestão da Felicidade

04 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Cursos destinados aos servidores públicos do Estado são gratuitos

 

Motivação para vencer medos, boas práticas, perda de capacidade e estímulo para manter em dia a autoestima. O servidor público terá o mês de junho inteiro para se dedicar a isso, sem gastar um centavo. O catálogo de cursos da Escola de Governo (EGOV), vinculada a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) inicia-se no próximo dia 6.

De acordo com a diretora da Escola de Governo, Isis Queiroz, oficinas e palestras serão ministradas de manhã e à tarde, após o expediente na maioria das repartições do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Quem não puder se inscrever agora, poderá fazê-lo em julho próximo.

“Não há como exigir do servidor produtividade e melhores resultados se não o enxergarmos como ser humano”, alertou a diretora. “Ele precisa estar tranquilo e feliz para trabalhar bem, e isso é demonstrado por estudos de gestão”, disse.

O programa acelerará diversos projetos para qualificação, formação continuada e segurança de trabalho. “No conjunto, isso visa o desenvolvimento pessoal e profissional, a melhoria do quadro organizacional do governo, e a percepção do cidadão ao sentir a excelência do serviço”, ela explicou.

Numa das modalidades, as primeiras cem vagas já foram preenchidas e até esta terça-feira (29) totalizavam 113. “O  recrutamento de servidores interessados foi feito com êxito e sem recusa”, considerou.

A diretora acredita que as pessoas “não devem perder a capacidade e a vontade de sonhar”. “Vivemos o momento em que todos querem fazer algo para serem felizes, e a resposta vem com esses cursos que visam impactar, motivar e sensibilizar servidores”.

O voluntariado de talentos já obteve apoio da Associação dos Pregoeiros, IBGE, Detran, OAB, Iperon, TJ, Instituto Regional de Direitos Administrativo, entre outros.

APOSENTADORIA

Para o mestre em administração e coach (treinador) Ramiro Vieira da Silva, o projeto Travessia de Vida não distinguirá servidores e dele todos podem participar.

No aspecto da aposentadoria, a EGOV espera contar também com a participação de servidores que tenham colegas ou parentes em busca desse direito.

O projeto trabalhará o conceito de aposentadoria com os jovens. “Eles lutam algum tempo para entrar no mercado de trabalho, mas não se preparam para sair dele; hoje nos deparamos com pessoas que peregrinam atrás de documentos, deixando tudo – certidões, averbações – para a última hora, e aí a situação se complica”, explicou Ramiro.

“Por que as pessoas se deprimem após a aposentadoria? Eu brinco com o tema nas palestras, sabendo que provocarei reflexões”, analisou Ramiro.

O resgate da autoestima do servidor é fundamental. A EGOV pensa principalmente na sua capacitação em áreas onde ainda não trabalhou. “Tirá-lo da acomodação e abrir sua visão são os pontos essenciais para que ele, ao fazer um curso diferente, possa abrir portas”, explicou o coach.

Ísis: servidor feliz melhora produtividade e dá excelência ao governo

PROGRAMAÇÃO

Oficina básica de prática em Redação de Documentos Oficiais de Comunicação abrirá a programação, no dia 6, das 14h às 18h.

Práticas do agente público com ênfase em responsabilização serão tratadas no dia 7, das 14h às 18h.

De 12 a 14, das 14h às 18h, haverá o curso para formação de pregoeiros, cuja formação em pregões presencial e eletrônico é certificada de acordo com a legislação mais recente.

No dia 8, entre 7h30 e 13h, os participantes aprenderão a elaborar projeto básico, que se fundamenta em estudos técnicos preliminares; e termo de referência, pelo qual se estabelece a maneira como um serviço deve ser prestado ou um produto deve ser entregue por potenciais contratados.

Formalização de processos de aposentadoria estarão em pauta no dia 11, das 7h30 às 13h30.

No dia 15, das 8h às 11h, acontece o 1º Encontro de Boas Práticas em Logística Governamental, com o tema Agilidade, Confiança e Economicidade. Nos dias 18 e 19, das 14h às 18h haverá oficina a respeito de redes de relacionamento e qualidade de vida no trabalho.

Noções Básicas de Administração Pública e princípios constitucionais das licitações e contratos fazem parte da capacitação nos dias 20 e 21, das 14h às 18h.

Nos dias 25 e 26, das 14h às 18h haverá capacitação sobre orçamento público. No dia 27 de junho, das 8h às 10h30, a palestra Existe vida após a aposentadoria? Dá início ao projeto Transição de vida, do programa Gestão da Felicidade. No dia seguinte, das 13h às 18h, haverá capacitação a respeito da pesquisa de preço eficiente nas licitações e contratos.

Com seis horas de duração, cada um, estão previstos cinco encontros motivacionais para um público de mil pessoas nos dias 29 de junho, 13 de julho, 20 de julho, 27 de julho e três de agosto.

A programação de 7h30 as 13h do dia 29 tem o apoio da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico. Farão palestras: a professora máster coach Margarida Lima [Febracis], Hassan Mohamad Hijazi (graduado em Administração pela Unir] e Jorge Elarrat Canto [mestre em administração pela Unir].

Inscreva-se pelo site da Escola de Governo

Solicite informações: escola.gov.ro@gmail.com
Telefone: 69 98484 3969

Leia mais
Escola de Governo lança curso inédito de pós-graduação em licitações e contratos
Escola alerta servidores estaduais para regularizarem pendências


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo