Governo de Rondônia
Sábado, 27 de fevereiro de 2021

MUSICALIZAÇÃO

Escola de Música Dó Ré Mi ganha apoio da banda da Polícia Militar em Rondônia

02 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A partir do segundo semestre deste ano, os alunos da Escola de Música Maestro Carlos Sinfontes, da Polícia Militar de Rondônia, conhecida por Dó Ré Militar, vão utilizar a estrutura da banda de música da corporação. Atualmente, aproximadamente 120 alunos, de 7 a 12 anos, frequentam gratuitamente a escola criada há dois anos.

Crianças aprendem música a partir dos 7 anos na Dó Ré Militar

No âmbito do 1º Batalhão, o Projeto PM Musical reiniciou as aulas no dia 29 de maio, das 17h30 às 18h30, na segunda e quinta-feira; e nas terças e quartas-feiras, das 7h30 às 8h30, na Praça da Cohab, na rua Carqueja.

“Eles começam com a musicalização, período de seis meses em que são apresentados à música, levando tarefas para casa”, explicou o diretor da escola, capitão Glauber Souto, completando que nos seis meses seguintes é que conhecem os instrumentos.

O diretor adiantou que a escola só abrirá vagas agora nos primeiros meses de 2018.

A subtenente Conceição e o 2º sargento Botelho, músicos da banda, estão na linha de frente do projeto, que também tem como pioneiros os sargentos César Henrique, Cleuton, Ferraz, Márcio Henrique e Quelson.

A descoberta de futuros músicos na Escola Do Ré Militar ocorre nas sucessivas aulas de bateria, flauta doce, teclado, violão, entre outras. Cabo Max é o instrutor de violão.

A escola começou com apenas 20 crianças, em dois turnos. O projeto cresceu, exigindo nova estrutura e isso está em andamento no Comando Geral da PM.

“O sonho começou com esse grupo de PMs, que pensou assim: nós somos da banda e não atuamos lá fora, o que podemos fazer para proporcionar qualidade de vida e eliminar o tempo ocioso desses meninos?” – comentou o capitão Glauber Souto.

A partir de então, tudo fizeram para os meninos desenvolverem o gosto pela música.

Para o diretor, o objetivo foi alcançado. “Em situações que classificamos de inclinação ou vida certa para o crime, evitamos o pior; o caso de um filho do traficante [que atuava na zona Leste de Porto Velho] é exemplo: veio para a banda e ficou.  Eles encontraram opção para aprender civismo, disciplina e respeito às pessoas”, assinalou o capitão.

A Dó Ré Militar conta com o apoio do juiz da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas de Porto Velho, Sérgio William Domingues Teixeira; do vice-governador Daniel Pereira, da vereadora Ada Dantas, do deputado estadual Jesuíno Boabaid e da educadora Liliana Beleza, da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Leia Mais:

Aula inaugural da Escola de Música da Polícia Militar lota Teatro Banzeiros em Porto Velho

Escola de música criada pela PM recebe instrumentos doados pelo Tribunal de Justiça


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cultura, Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe