29/03/2024

Escola Eduardo Lima e Silva comemora 30 anos com festividade

15 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Apresentações musicais marcaram a festa de comemoração de 30 anos da escola

A zona Sul de Porto Velho viveu na noite de sexta-feira (12) um grande momento festivo. A comunidade estudantil da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médico Eduardo Lima e Silva participou da comemoração alusiva aos 30 anos de criação do estabelecimento de ensino.

A escola teve início com o nome de Humaitá, porém, com a morte prematura do professor Eduardo Lima e Silva, vitimado por um acidente automobilístico, o seu nome foi sugerido e o então governador, coronel Jorge Teixeira, o aprovou.

A professora Maria Helena de Souza Almeida foi a primeira diretora da escola e atualmente é dirigida pelas irmãs, as professoras Maria da Conceição Alves e Marta Alves, que realizam um trabalho de gestão que merece elogios por parte da comunidade.

A solenidade pelos 30 anos ocorreu no período da noite, organizado pelos estudantes do 3º ano da escola e supervisionado por uma equipe de professores.

A solenidade teve início com a formação da mesa composta pelos professores Marta Alves, Irany de Oliveira, Wanderley Ferreira, Maria das Graças Machado, Ailton Jairo de Araújo Cavalcante, Angélica Ayres (representando a professora Fátima Gavioli, secretária de Estado da Educação de Rondônia) e o deputado estadual Ribamar Araújo (PT-Porto Velho).

Alunos do coral da Eduardo Lima e Silva apresentou canções natalinas durante a festa

Sob a regência de Hector, a Banda Marcial da instituição executou os hinos Nacional e de Rondônia, além de músicas eruditas. O público aplaudiu entusiasticamente a Banda Marcial, que no último domingo (14) participa de um evento em Cuiabá (MT).

Na sequência, um vídeo foi exibido e contando a história da “Eduardo Lima e Silva, bem como depoimentos de professores que deram sua parcela de contribuição para o crescimento pedagógico e de infra-estrutura da citada escola.

O professor Milton Pires, que é responsável pelo Coral da “Eduardo Lima e Silva” brindou o público presente com quatro apresentações de músicas natalinas e que emocionou o grande número de pessoas presente ao evento festivo.

Usaram da palavra as professoras Maria da Conceição Alves, Marta Alves e Angélica Ayres. Todas foram unânimes em agradecer a pessoas que deram sua parcela de contribuição para que a “Eduardo Lima e Silva” pudesse chegar a patamar de reconhecimento pela qualidade do ensino que é ministrado para quase dois mil alunos, em três turnos.

Wanderley Ferreira, Maria Helena de Souza Almeida, Maria Graça Machado, Ailton Jairo de Araújo Cavalcante, o deputado estadual Ribamar Araújo e a Papelaria Dinâmica (representada pela professora Judith)  foram homenageados com placas e certificados pela contribuição que prestaram ao estabelecimento de ensino da zona Sul de Porto Velho.

A gerente de educação da Seduc, Angélica Ayres, representou a secretária Fátima Gavioli

Os professores Jarbas e  Candimar deram um show à parte com interpretação de Músicas Popular Brasileira e que fez com que o público presente aplaudisse fervorosamente, tal o sucesso das músicas escolhidas para a apresentação.

O enceramento da programação ocorreu com as apresentações de várias danças regionais, mostrando a diversidade das manifestações culturais do Brasil.

O cerimonialista Douglas Mendonça, ao encerrar a programação, convidou todos os presentes para degustar comidas típicas das cinco regiões do Brasil e que estavam à disposição dos convidados, professores, estudantes e trabalhadores em educação da escola.

A professora Fátima Gavioli, secretária de Estado da Educação, se fez representar pela gerente interina da Gerência de Educação da Seduc, professora Angélica Ayres, haja vista que estava em uma solenidade de formação do Projeto Salto em Espigão do Oeste.

Confira as fotos da comemoração de 30 anos da Escola Estadual Eduardo Lima e Silva, em Porto Velho:

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Antônio Queiroz