Governo de Rondônia
19/04/2024

PROJETO

Escola Estadual Jesus Burlamaqui Hosannah, em Porto Velho, utiliza espaço ocioso para implantar horta comunitária

23 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Horta ocupa um espaço que antes estava ocioso

Uma horta na escola pode inspirar mudanças de comportamentos, alimentação mais saudável, maior aproximação e respeito com a natureza, diminuição do desperdício de alimentos, dentre outros fatores positivos. Foi nesse sentido que colocou-se em prática na escola Jesus Burlamaqui Hosannah o projeto “Horta Escolar”, apresentado no final da tarde de quinta-feira, 22, ao governador Daniel Pereira, enfatizando a importância do projeto que deve ser aplicado nas demais escolas envolvendo um trabalho de alunos, professores e comunidade em geral.

As técnicas da Assessoria Ambiental da Governadoria, Daiane Santos e Evelyn Sousa, realizaram e elaboraram a implantação do projeto, sendo a escola Jesus Burlamaqui, localizada no bairro Floresta – zona Sul de Porto Velho, a escolhida para o projeto-piloto. De imediato, segundo explicam as técnicas, foi sensibilizar os alunos e a comunidade para as questões voltadas à educação alimentar. O projeto tem o intuito de buscar esclarecer alguns termos sobre a educação ambiental.

Segundo enfatizado pela técnica Evelyn Sousa, havia um espaço ocioso na área da escola e, de imediato, foi idealizada a formação da horta contando com a participação dos alunos. Entre limpeza, preparo da terra, cercado, foram mais de 3 meses até que fosse iniciada as primeiras plantações. Hoje, a horta conta com maxixe, cheiro verde, banana, pimentão e outras verduras. “Agradecemos ao governador pela motivação dada para a criação do projeto. Felizmente, contamos com parceiros que engajaram nessa proposta como a Emater, Agromotores, Fazenda Futuro, Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, Semusb, DER e Dydyo e, principalmente, a comunidade estudantil da escola Jesus Burlamaqui. Começamos com um sonho que hoje virou realidade”, argumentou Evelyn.

A diretora da escola, Marilete Barros, afirmou que cerca de 60 alunos tiveram participação efetiva na construção da horta, bem como a própria comunidade. “O espaço estava ocioso, mas, agora, temos nossa própria horta e daqui sairão às verduras para nossas merendas. Estamos satisfeitos pelo projeto ser aplicado em nossa escola. A horta é uma verdadeira sala de aula ao ar livre e todos devem participar dessas atividades”, disse.

O governador Daniel Pereira enfatizou que a ideia deve servir de inspiração para que os demais estabelecimentos de ensino possam desenvolver o projeto. “A ideia e que seja germinada uma semente que se torne algo presente em todas as escolas de todos os bairros. “Nosso governo termina daqui  a  40 dias e a gente espera que esse projeto sirva de motivação e de exemplo.  Os alimentos colhidos na horta serão utilizados na alimentação dos alunos na própria escola, despertando-os para o consumo das hortaliças. Ao participarem do trabalho na horta e do processo de colheita e preparação dos alimentos, os alunos poderão, inclusive, ampliar sua relação com alimentos mais saudáveis”, frisou.

O projeto tem cultivado grande interesse nos alunos, onde na prática aprendem como manejar uma horta melhorando o aprendizado. Também aprendem a valorizar e trabalhar com cooperação e responsabilidade compartilhada.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Leandro Moraes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Educação, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo