Tecnologia da Informação e Comunicação - Escola Estadual Lydia Jonhson de Macedo conta com rede infovia de alta velocidade - Governo do Estado de Rondônia
Governo de Rondônia
Segunda, 20 de agosto de 2018

INOVAÇÃO

Escola Estadual Lydia Jonhson de Macedo conta com rede infovia de alta velocidade

29 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Inaugurada na quinta-feira, a Escola Lydia Johnson de Macedo já está interligada

Inaugurada na quinta-feira, a Escola Lydia Johnson de Macedo já está interligada

A comunidade rondoniense recebeu duas ótimas notícias na quinta-feira (25). A primeira foi a presença do renomado professor e cientista social,  Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação, na inauguração da Escola Estadual Lydia Jhonson, Padrão MEC e referência para as demais escolas estaduais; em seguida, a rede infovia de comunicação de dados em alta velocidade chegava à escola.

De acordo com o  governador Confúcio Moura, esta escola pode voar para o mundo, como bem quiser. E se interligar a tudo de alta tecnologia na educação e mediação. “A infovia é para o Estado inteiro. E iremos avançar em Porto Velho, reforçando a segurança pública, saúde, escolas, o trânsito, a administração pública estadual como um todo, o Poder  Judiciário e todos os demais”, pontuou.

Conforme a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), o projeto está apenas começando e seu futuro inspira grandes possibilidades. A unificação tecnológica do Estado através da infovia, que é uma rede particular do governo, dispensa contratos com prestadoras de serviços telefônicos e de internet. Os servidores conversarão via Voip (tecnologia que permite a transmissão de voz na internet) sem precisar da telefonia convencional. Vídeo chamadas e câmeras de segurança transmitirão em tempo real relatórios e exames serão integrados entre hospitais e policlínicas, por solicitação médica, sem burocracia.

Educação, inovação tecnológica, saúde, segurança e redução dos gastos públicos sempre foram prioridades do governo, o que será possível com a infovia, que já está ligada e em breve interligará Rondônia a partir de uma velocidade de transmissão de dados incomparável até mesmo aos serviços privados mais caros oferecidos pela iniciativa privada no Estado. “Isso é um exemplo de como Rondônia está se transformando”, destaca Ronaldo Sawada, diretor executivo.

Quem também acredita e apoia o projeto são as servidoras da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, que participaram da inauguração da Escola Padrão MEC, Clarina Carneiro de Moraes (diretora), Lourdes Santana (orientadora) e Izis Cubia Mendes (supervisora). Elas aproveitaram para conversar com o engenheiro em telecomunicações da Detic e responsável pela integração do projeto, Fabio Folly, sobre os avanços educacionais proporcionados pela interação tecnológica. Na volta às aulas, no segundo semestre, a diretora da Brasília pretende realizar uma atividade de integração entre alunos e a comunidade via infovia.


Fonte
Texto: Detic
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe