Tecnologia da Informação e Comunicação - Escola Estadual Lydia Jonhson de Macedo conta com rede infovia de alta velocidade - Governo do Estado de Rondônia
Segunda, 20 de agosto de 2018

INOVAÇÃO

29 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Inaugurada na quinta-feira, a Escola Lydia Johnson de Macedo já está interligada

A comunidade rondoniense recebeu duas ótimas notícias na quinta-feira (25). A primeira foi a presença do renomado professor e cientista social,  Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação, na inauguração da Escola Estadual Lydia Jhonson, Padrão MEC e referência para as demais escolas estaduais; em seguida, a rede infovia de comunicação de dados em alta velocidade chegava à escola.

De acordo com o  governador Confúcio Moura, esta escola pode voar para o mundo, como bem quiser. E se interligar a tudo de alta tecnologia na educação e mediação. “A infovia é para o Estado inteiro. E iremos avançar em Porto Velho, reforçando a segurança pública, saúde, escolas, o trânsito, a administração pública estadual como um todo, o Poder  Judiciário e todos os demais”, pontuou.

Conforme a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), o projeto está apenas começando e seu futuro inspira grandes possibilidades. A unificação tecnológica do Estado através da infovia, que é uma rede particular do governo, dispensa contratos com prestadoras de serviços telefônicos e de internet. Os servidores conversarão via Voip (tecnologia que permite a transmissão de voz na internet) sem precisar da telefonia convencional. Vídeo chamadas e câmeras de segurança transmitirão em tempo real relatórios e exames serão integrados entre hospitais e policlínicas, por solicitação médica, sem burocracia.

Educação, inovação tecnológica, saúde, segurança e redução dos gastos públicos sempre foram prioridades do governo, o que será possível com a infovia, que já está ligada e em breve interligará Rondônia a partir de uma velocidade de transmissão de dados incomparável até mesmo aos serviços privados mais caros oferecidos pela iniciativa privada no Estado. “Isso é um exemplo de como Rondônia está se transformando”, destaca Ronaldo Sawada, diretor executivo.

Quem também acredita e apoia o projeto são as servidoras da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, que participaram da inauguração da Escola Padrão MEC, Clarina Carneiro de Moraes (diretora), Lourdes Santana (orientadora) e Izis Cubia Mendes (supervisora). Elas aproveitaram para conversar com o engenheiro em telecomunicações da Detic e responsável pela integração do projeto, Fabio Folly, sobre os avanços educacionais proporcionados pela interação tecnológica. Na volta às aulas, no segundo semestre, a diretora da Brasília pretende realizar uma atividade de integração entre alunos e a comunidade via infovia.

Texto: Detic
Fotos: Bruno Corsino