Governo de Rondônia
20/04/2024

EDUCAÇÃO

Escola estadual Olga Dellaia reabre após reforma de R$ 3 milhões, em Jaru

30 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Escola foi totalmente reformada

A Escola Estadual Olga Dallaia, localizada no centro da cidade de Jaru, foi reinaugurada nesta sexta-feira (30). Passou por reforma e ampliação para orgulho dos seus 1.230 alunos. Por ter a melhor nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as vagas para estudar na escola são bastante disputadas.

“É uma escola antiga e os moradores se identificam com ela. Aqui foram formados professores que, agora, preparam as futuras gerações”, disse o governador Confúcio Moura durante a cerimonia de inauguração. Disse ainda que a importância da escola Olga Dallaia é testemunhada pelos próprios moradores, que viram surgir nela cidadãos que estão bem posicionados profissionalmente na região.

A identificação com a população de Jaru não acontece por acaso. Durante as obras, os alunos, professores, orientadores e quadro administrativo foram distribuídos em três locais diferentes. O cronograma foi mantido. “Os alunos também se comprometeram. Não faltaram às aulas”, disse emocionada a diretora Ilza Rodrigues da Silva. No cargo desde 2011, ela apontou as melhorias no prédio como fator que vai contribuir para que as avaliações sejam ainda mais positivas a partir de agora.

CONFORTO

As obras custaram pouco mais de R$ 3 milhões e teve o cronograma obedecido rigorosamente. O prédio ganhou um piso a mais para comportar mais salas de aula. Até os banheiros são novos. “Reformada mesmo, só a parte administrativa”, explicou a diretora.

Os alunos estão distribuídos em três turnos. A escola atende ensino fundamental e médio. Professores e alunos já foram premiados nas Olimpíadas de Matemática, por exemplo.

Os professores e corpo administrativo é composto por 117 profissionais. Uma porção significativa e composta por ex-alunos. É o caso da professora Silvana Saldanha Bitencourt, que, sorridente, recordou a adolescência vivencia naquele local.

A escola estadual originou-se de outro estabelecimento de ensino, que mudou para outro local. O prédio foi adaptado para funcionar com o nome de Olga Dellaia, homenagem uma professora pioneiras, cujos familiares foram à reinauguração.

O primeiro dia de aula no novo prédio foi marcado por reencontros. Como as turmas foram distribuídas em quatro locais distintos para que as aulas continuassem transcorrendo normalmente, muitos alunos e professores não se viam há algum tempo.

A irreverência típica dos adolescentes se manifestou na algazarra, nos abraços carinhosos e brincadeiras. Durante a cerimônia de inauguração, eles receberam a missão de tomar posse do prédio, transmitida pelo secretário estadual da Educação Waldo Alves. “Vocês devem cuidar para que o conforto seja duradouro”, recomendou.

Veja galeria de fotos da reinauguração

O prefeito João Gonçalves Júnior, o deputado federal Lúcio Mosquini e o deputado estadual Lazinho da Fetagro participaram da solenidade e elogiaram o governador Confúcio Moura por valorizar a educação e o município.

O município de Jaru está localizado a 290 quilômetros da capital, na BR 364. Tem economia, como toda a região, centrada na agropecuária. Sua origem está no povoamento iniciado em torno de um dos postos telegráficos instalados em 1912, pela missão chefiada pelo então coronel Cândido Mariano Rondon.

Leia mais sobre educação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo