09/05/2024

INCENTIVO À LEITURA

Escola Euridice Lopes Pedroso realiza sarau literário

01 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

dsc_0382-1A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Euridice Lopes Pedroso realizou no último dia 26, no Anfiteatro Municipal de Alta Floresta do Oeste, o IV Sarau Literário.

O evento é resultado de um trabalho realizado durante o ano letivo, conforme determinação da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, e tem como objetivo aprimorar as habilidades de leitura e de escrita, bem como conhecer obras e autores consagrados da Literatura Brasileira e Universal.

Gavioli disse que o governador Confúcio Moura tem incentivado e apoiado as ações pedagógicas e no decorrer do ano letivo os alunos são motivados a lerem livros de gêneros diversos, e a partir dessas leituras são selecionadas algumas histórias como: contos, poemas, romances etc., para serem representados de forma artística no Sarau.

É o momento de socialização com a comunidade escolar, oportunidade de partilhar conhecimentos e enriquecer a cultura. Os alunos, por meio de dramatizações, musicais, coreografias, recitais, revelam seus talentos artísticos, viajam pelo mundo da fantasia e imaginação, aperfeiçoam a expressão corporal e oralidade. Contribuindo, desse modo, para desenvolverem aptidões e assim se expressarem em público de modo espontâneo e com segurança. Diante disso, são inúmeros os benefícios alcançados com esse projeto. Pois, obras e autores ficarão registrados em suas memórias por toda a vida e “pequenos e grandes” talentos são revelados.

Há que se destacar ainda, a união, compromisso e seriedade de todos os funcionários envolvidos nesse projeto. É uma experiência que se renova todos os anos, e vem aprimorando o trabalho em sala de aula, aumentando a “bagagem” de conhecimento do professor, refletindo positivamente nos indicadores de aprendizagem internos e externos.

Texto: Nadir Fernandes

Educação, Governo, Rondônia