Governo de Rondônia
24/04/2024

EDUCAÇÃO

Escola “Heitor Villa Lobos” incentiva protagonismo juvenil

27 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os Clubes de Protagonismo Juvenil estão sendo criados e os estudantes incentivados a se inscreverem na Escola Escola de Ensino Integral Heitor Villa Lobos, localizada em Ariquemes, com a finalidade de desenvolverem o autêntico protagonismo juvenil.

A coordenadora Regional de Educação de Ariquemes, professora Nilta Moreira Braga Nunes, afirmou que 600 estudantes envolvidos no programa “Novo Tempo” estão participando do protagonismo e o objetivo maior é formar jovens com responsabilidade, compromisso, autônomos, solidários e competentes.

Centenas de estudantes participam do protagonismo juvenil

“Estamos desenvolvendo um ensino integral na Escola “Heitor Villa Lobos” e o protagonismo juvenil foi adotado na escola e incentivado pelo governo do Estado de Rondônia como forma de brotar lideranças, pessoas que tomam iniciativa e se colocam à frente dos acontecimentos relacionados à própria vida”, afirmou Nilta.

A palavra protagonismo vem de “protos”, que em latim significa principal, o primeiro, e de “agonistes”, que quer dizer lutador, competidor. Este termo, muito utilizado pelo teatro para definir o personagem principal de uma encenação, foi incorporado à educação pelo educador mineiro Antonio Carlos Gomes da Costa, que vem desenvolvendo uma nova prática educativa com jovens.

A proposta do protagonismo juvenil, proposta por Costa, é a de que o jovem participa de todas as fases desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas. A ideia é que o protagonismo possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos jovens atingidos, mas com o desenvolvimento das comunidade em que os jovens estão inseridos.

O protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Nilta Moreira Braga Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo