Governo de Rondônia
23/04/2024

EDUCAÇÃO

Escola Indígena organiza desfile de 7 de Setembro em aldeia de Guajará-Mirim

11 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O desfile de 7 de Setembro foi elogiado pela comunidade indígena

O despertar da cidadania e o nacionalismo foi o que levou a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Poscidonio Bastos, localizada na aldeia Rio Negro Ocaia, Polo Paccás Novas – considerada a maior aldeia indígena de Guajará-Mirim – a organizar e promover, pela segunda vez, o desfile do Dia 7 de Setembro, em comemoração a Independência do Brasil.

A professora Marineisa Soares, com as participações de professores indígenas, e servidores da Coordenação Regional de Educação de Guajará-Mirim – coordenadora do Setor Indígena, Jap Mete Veronica Oro Mon, fez uma comemoração ímpar e que mereceu elogios por parte das autoridades que prestigiaram o evento festivo.

Hoje, a aldeia Rio Negro Ocaia tem aproximadamente 3000 habitantes e atende cerca de 200 alunos do 1º ao 9º ano, com a língua falante sendo o Txapacura, tem sete professores e atende – como polo – as comunidades indígenas vizinhas: Pantxirop, Komi Wawan, Piranha e também as comunidades ribeirinhas.

Destaca-se as participações das escola Tenente Lira, aldeia Laje Novo e Wem Canum Oro Waram, aldeia Laje Velho nas comemorações do Dia da Independência e que foi prestigiado por todos os moradores das localidades do Vale do Guaporé.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Eunice de Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo