Governo de Rondônia
17/04/2024

EDUCAÇÃO

Escola Indígena Sowaintê promove chá literário com seus alunos

26 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A participação dos alunos no projeto literário foi considerada um sucesso na aldeia Sowaintê

A Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Sowaintê, localizada em Vilhena, promoveu na última quarta-feira (24) o Projeto Chá Literário, que contou com as participações de estudantes, professores e membros da Comunidade Indígena do Povo Sabanê.

A coordenadora Regional de Educação de Vilhena, professora Marizete Rover, participou do evento literário e destacou o tema: Os Encantos do Cordel, que homenageou a biografia do patriarca da aldeia Sowaintê, Manoel Sabanê, do Povo Sabanê.

O projeto de socialização, integração e agregação dos povos indígenas foi elogiado pela participação de todos os membros do Povo Sabanê e, segundo Rover, os estudantes elogiaram a iniciativa do evento literário, onde ocorreu as participações dos alunos da Escola “Sowaintê”.

Uma das preocupações das lideranças indígenas é para com a língua Sabanê, pois se encontra em sério risco de extinção e não é ensinada na escola, apesar de alguns professores Sabanês em promover o ensino de sua língua nativa.

A coordenadora destaca a importância urgente da  implementação de uma política linguística que possa dar suporte linguístico e pedagógico à revitalização dessa língua e, para tanto, necessário se faz  contribuir com a construção de estratégias que propiciem o resgate do máximo de dados da língua nativa a serem usados no seu ensino às novas gerações, a partir da escola e dela para outros contextos do dia a dia da comunidade Sowaintê.
Leia mais:

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Marizete Rover
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo