Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO

Escola inova e realiza aula de campo sobre biodigestor em Rio Crespo

08 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A experiência com biodigestor foi em uma propriedade rural de Rio Crespo

Alunos do 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Mignone, em Rio Crespo, participaram na última segunda-feira (6) de uma aula de campo sobre biogestor e contou com a participação da coordenadora Regional de Educação de Ariquemes, professora Nilta Moreira Braga Nunes.

A aula prática empolgou os estudantes, pois puderam constatar a fermentação anaeróbica com utilização de matéria orgânica em biogás e biofertilizantes e dirimiram as dúvidas com a equipe pedagógica do estabelecimento de ensino.

Uma propriedade rural em Rio Crespo foi utilizada para que os alunos pudessem ter a aula de campo e o interesse pelo biogestor foi destaque.

A função do biodigestor é receber resíduos em um ambiente fechado (normalmente é formado por uma lona) e impermeabilizado, onde o processo de decomposição ocorre de forma anaeróbica (sem oxigênio) e o líquido e gás gerados após a decomposição de matéria orgânica. O biodigestor possibilita o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adulto, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.

A biodigestão anaeróbia é o processo de decomposição de matéria orgânica que ocorre na ausência de oxigênio gerando o biogás e um resíduo líquido rico em minerais que pode ser utilizado como biofertilizante.

A experiência foi considerada um sucesso e deve servir de referência para outros estabelecimentos de ensino sob a jurisdição da CRE de Ariquemes.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Nilta Moreira Braga Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo