JI-PARANÁ

Escola Janete Clair inicia o ano letivo com salas de aulas climatizadas

20 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Estudantes da Escola Estadual Janete Clair em Ji-Paraná podem comemorar: o ano letivo deve iniciar com todas as salas de aulas climatizadas. O serviço de reforma e ampliação completa da estrutura de energia elétrica do colégio deverá ser concluído ainda esta semana por técnicos da Secretaria Executiva Regional de Ji-Paraná. “No final desta semana pretendemos finalizar e entregar o serviço.

A partir daí a direção do colégio providencia a instalação das centrais de ar condicionado nas salas de aulas”, declarou o secretário executivo regional Romildo Pereira. Ele nspecionou hoje (20) os trabalhos das equipes.

Escola Estadual Janete ClairNa sexta-feira, 16, a secretária estadual de Educação Fátima Gavioli entregou para a Coordenadoria Regional de Educação em Ji-Paraná 308 novas centrais de ar condicionados.

Os equipamentos foram destinados para atender ao Programa Eficiência Energética. O Eficiência Energética, do governo estadual, tem a finalidade de reformar e ampliar a rede de energia elétrica das escolas públicas com o objetivo de climatizar todas as salas de aulas. Além da climatização, o programa também amplia a capacidade técnica energética da escola para futuras ampliações nos próximos 20 anos.

“O atual transformador aqui do Janete Clair é de 45 quilowatts (kW) estamos trocando por um bem maior, de 150 kW”, informou o técnico eletricista William Mendes, da Secretaria Executiva Regional. Nas salas de aulas são utilizados ventiladores. “Apenas as salas do setor administrativo são refrigeradas. Nem sempre a energia suporta todos equipamentos ligados”, relata o servidor público Eniz Domingos de Godoy, lotado no Janete Clair há 25 anos.

Até dezembro do ano passado a escola mantinha cerca de 978 alunos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio nos três turnos. Naquele mesmo mês o governador Confúcio Moura inaugurou uma quadra coberta dotada de vestiários e instalações sanitárias adequadas para pessoas portadoras de deficiências físicas. Este espaço esportivo era esperado pela comunidade escolar havia 11 anos, segundo declarou na época a diretora, a professora Marina de Oliveira.

Central de ar

Novas centrais melhoram ambiente nas escolas

62 escolas na região

Em Ji-Paraná os estudantes e professores dos maiores colégios já vivem o frescor da climatização nas salas de aulas. Além destas escolas que já foram atendidas em 100% com o programa, as duas maiores de Alvorada d’Oeste – os colégios Joaquim Xavier e Santa Ana – também foram contempladas com o benefício. Na regional de Ji-Paraná são 62 escolas estaduais.

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional Ji-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio