Governo de Rondônia
23/04/2024

LEITURA

Escola Jorge Teixeira de Oliveira desenvolve projeto de leitura e alunos apresentam melhoria no desempenho

13 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

As atividades aconteceram no pátio da Escola Jorge Teixeira

As atividades aconteceram no pátio da Escola Jorge Teixeira

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e desenvolver criatividade dos alunos, os professores e a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira, do bairro Ulisses Guimarães, realizaram nesta sexta-feira (13) o Projeto de Leitura que proporcionou aos estudantes do ensino médio e fundamental um dia inteiro de atividades literárias, artísticas e culturais.

O estudante Valdir  Ricardo, de 13 anos , que está cursando o 6º ano, disse que foi uma experiência maravilhosa participar do Projeto de Leitura. “Estamos envolvidos desde a construção desse projeto, na organização do evento, na produção das peças, dos livros, das músicas e dos vídeos que fazem parte da programação. Gosto muito da oportunidade de fazer coisas diferentes onde posso expressar minha criatividade”, afirmou.

Segundo a coordenadora do projeto, Nazaré Alves, a iniciativa de realizar a atividade partiu da necessidade de envolver os estudantes, que apresentavam um baixo rendimento principalmente em interpretação der texto, leitura e escrita. “Sentimos a necessidade de criar um ambiente que envolvesse os alunos em atividades para melhorar a leitura e a escrita. Percebemos, depois de três anos desenvolvendo o projeto, que houve uma melhora muito grande no aproveitamento dos estudantes”, destacou Nazaré.

“Percebemos, depois de três anos desenvolvendo o projeto, que houve uma melhora muito grande no aproveitamento dos estudantes”. Nazaré Alves, coordenadora do Projeto de Leitura.

Livro produzido pelos estudantes

Livro produzido pelos estudantes

 A estudante Fabiele Araújo mostra com orgulho o grande livro produzido com diversas estórias escritas pelos próprios alunos. Ela conta ainda, que sempre gostou muito de ler e afirma que a leitura pode transformar as pessoas e o mundo. “Através da leitura conhecemos o mundo inteiro sem precisar sair de casa. Os livros me levam para um mundo que mágico”, frisou.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o Projeto de Leitura, estão: Apresentação de peças teatrais que abordam desde contos infantis até a realidade vivenciada pelos alunos, além de apresentação de músicas, danças, cinema e animação.

A professora de Língua Portuguesa Márcia Reis destacou a importância do projeto no desenvolvimento do aluno. “ É muito importante para os alunos desenvolverem atividades onde eles possam conhecer e ampliar todo o potencial criativo. O projeto não incentiva somente à leitura, mas o despertar da criatividade dos estudantes”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo