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26/04/2024

EDUCAÇÃO

Escola Josino Brito recebe o 2º Ciclo de Acompanhamento Formativo

19 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Escola Estadual em Tempo Integral do Novo Tempo Josino Brito, localizada em Caoal, recebeu no último dia 10 a equipe de implantação e os consultores do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) para realizar o 2º Ciclo de Acompanhamento Formativo para toda a equipe escolar e conta com o suporte pedagógico da Coordenação Regional de Educação de Cacoal (CRE/Cacoal), por orientação do coordenador, professor Bertino Neto.

 

A gerente pedagógica da CRE/Cacoal, professora Keler Trevisani e as técnicas Maria Aparecida Perin e Vera Lucia Gavioli participaram do ciclo e puderam fazer uma avaliação da implantação direcionada para as melhorias que foram apresentadas pelo estabelecimento de ensino.

O Ciclo de Acompanhamento Formativo é uma das formas de apoiar as escolas quanto ao modelo de gestão e  pedagógico, onde a equipe escolar recebe consultoria apresentando seu crescimento ou pontos de melhorias que ainda necessitem de ajustes.

Os estudantes também participam, relatando como as metodologias da parte diversificada do modelo e apoiam a aprendizagem da base e fortalecem os seus projetos de vida, buscando movimentar todos os três Eixos Formativos: Excelência Acadêmica, Formação para a Vida e Formação de Competências para o século XXI.

O Modelo é Inovador em Rondônia e contempla vários pontos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em estudo para o ensino médio, e que deve ser implantado até 2024.

“Além de ser Integral, o modelo prima por uma educação interdimensional do ser humano, com base nos quatro pilares da educação e ênfase ao projeto de vida dos jovens e o desenvolvimento de um jovem protagonista, que seja de fato: autônomo, solidário e competente”, afirmou Trevisani.

2º Ciclo de Acompanhamento Formativo  foi considerado excelente pelos alunos da Josino Brito

Gavioli destacou que ‘a partir de agora nós temos os estudantes como protagonistas. É um novo momento para a sociedade rondoniense, em que a escola em tempo integral vai proporcionar a esse jovem uma perspectiva de vida em todos os aspectos”, comentou.

Na matriz curricular, os alunos contarão com orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho, e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

A espinha dorsal do programa é o projeto de vida do aluno. E esse projeto a gente não pode pensar só em termos profissionais, ou continuidade de estudo, ele tem que ser fortemente estruturado na formação física, na formação de valores e competências necessárias para que o jovem possa encarar o mundo do trabalho e o Século 21.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes, que passam a atuar exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.


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Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Keler Trevisani
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


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