CONSCIENTIZAÇÃO

Escola Júlio Guerra se engaja na campanha contra a violência no trânsito em Ji-Paraná

10 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da Júlio Guerra vão às ruas de Ji-Paraná pela paz no trânsito

Pelo menos 480 alunos da Escola Estadual Júlio Guerra, em Ji-Paraná, estão envolvidos em campanha contra a violência no trânsito, com o projeto “Trânsito na Escola”. Eles também já confirmaram participação na “Caminhada da Paz”, evento organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) para o dia 19 deste mês, no 2º Distrito da cidade.

Na semana passada, os estudantes do Ensino Fundamental, sob a coordenação da professora Nídia Estelita, participaram do projeto Trânsito na Escola. O projeto interdisciplinar foi composto por palestras em vídeos, produção de redação e aula prática sobre trânsito nas dependências da própria escola. Foram envolvidas diversas disciplinas.

“Implantamos o projeto porque a incidência de acidente de trânsito cresce cada vez mais em nossa cidade, e nós, quanto educadores, precisamos nos mobilizar de alguma maneira contra essa violência”, disse a diretora da escola, Neuza Tavares.

O estudante Mateus Paixão, 11 anos, é uma das testemunhas dessa agressão. “Há dois anos perdi em acidente de trânsito uma prima, que estava grávida. Quando atingir a maioridade não quero nem saber de pilotar uma moto. Vou me habilitar para dirigir apenas carro”, declarou o estudante, ao avaliar a iniciativa da escola em abordar o tema como sendo importante para a conscientização dos adolescentes.

Para a estudante Mariana Oliveira, 12 anos, o projeto Trânsito na Escola reforçou o que ela já havia aprendido em casa. “Sempre fui orientada em casa sobre os procedimentos corretos para atravessar uma rua. Depois das palestras, aprendi mais sobre as placas de trânsito e semáforos, e que devemos respeitar toda e qualquer sinalização”, disse.

Gustavo Basso

Gustavo conta que já foi vítima de acidente

Feliz por não ter sofrido sequelas, o estudante Gustavo Basso, 11 anos, foi vítima de acidente de trânsito. “Por um descuido minha mãe entrou em via proibida e colidiu com outro carro. Foi só um susto, mas suficiente para mexer com a gente”, afirmou.

CAMINHADA

A caminhada programada pela 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em parceria com as escolas públicas em Ji-Paraná, vai ocorrer na manhã do dia 19, na avenida Brasil, a partir da rua Luiz Muzambinho (antiga rua T-6), no bairro Nova Brasília, seguindo até o Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

Estatísticas do governo de Rondônia revelam que a maior parte dos tratamentos ortopédicos realizados no Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, é decorrente de acidentes de trânsito, tanto na Capital quanto no interior do estado. Em média, 20 pacientes vítimas de acidentes de trânsito entram no João Paulo II, por dia.

“Nossos alunos, desta vez do Ensino Médio, vão participar da Caminhada da Paz usando roupas brancas e/ou pretas. É nossa maneira de engrossar o movimento, colaborando com o protesto. Esperamos uma cidade com trânsito melhor”, afirmou a diretora Neuza Tavares.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade, Trânsito