Governo de Rondônia
Domingo, 15 de setembro de 2019

SALA AMBIENTE

Escola Mariana, na zona leste de Porto Velho, ganha nova dinâmica após projeto de ensino aprendizagem

02 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A secretária adjunta da educação, Conceição Alves, ficou entusiasmada com a ação dos alunos

Uma profunda mudança no ambiente escolar foi o resultado do trabalho realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana, após o envolvimento de toda a comunidade num projeto de ensino-aprendizagem que teve como temática o sistema de Salas Ambientes.

A ideia de reorganizar a escola foi acolhida por todos. “Tudo que é do governo é nosso”, disse o aluno do 1° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Marcio Leandro, ressaltando o motivo por ter se empenhado na execução do projeto.

“Com as salas temáticas, nós ao mudarmos de um ambiente para outro, ‘dá um toque’ em nossa cabeça e passamos a interagir mais”, argumentou o aluno ao apresentar os resultados da sala ambiente de matemática da qual participou.

Com a nova dinâmica, que acontecerá a partir do próximo semestre, a gestão vai iniciar a cultura de mudança de salas pelos alunos e não mais pelos professores. A escola que atende o ensino fundamental e médio, e apesar do projeto ser executado pelos alunos da EJA, toda a comunidade estudantil fará o uso das salas temáticas.

Cerca de 500 alunos foram envolvidos na mudança do espaço escolar, que não só contemplou a aparência, mas também a construção do conhecimento. São 14 salas temáticas, projetadas e transformadas pelos próprios alunos, orientandos pelos professores e a equipe gestora da escola.

Cultura de mudança de salas pelos alunos e não mais pelos professores

Os recursos foram dos próprios alunos e professores, com complementação do governo por meio do Programa de Apoio Financeiro (Proafi), recurso do Tesouro Estadual, previsto no orçamento próprio da Seduc.

PROJETO AMAC

Nesta segunda-feira, (01), a diretora, Márcia Reis, acompanhada da coordenadora de Porto Velho, Paula Fernandes, e da secretária adjunta da Seduc, Conceição Alves, participaram do evento de culminância do projeto AMAC (Atividade Multidisciplinar por Área de Conhecimento), que contemplou a mudança.

O projeto Amac acontece todo ano, mas neste o foco foi na ambientação das salas de aulas, contemplando as áreas de Português, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Inglês, Artes e Educação Física.

A secretária adjunta da educação, Conceição Alves, ficou entusiasmada com os resultados e disse que o projeto da escola Mariana é um exemplo de protagonismo e ousadia de gestão escolar. A gestora, também pedagoga, visitou os ambientes e avaliou como positiva a ação que contribui com a melhoria do desempenho cognitivo dos estudantes.

Leia mais:  

Aulão Seduc em parceria com a Faro movimentou quase mil alunos da rede pública de ensino de Porto Velho

Alunos da escola Migrantes se destacam em Olimpíada de Matemática e recebem Menção Honrosa


Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Aurimar Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Educação, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe