Governo de Rondônia
19/04/2024

ESCOLA SEGURA

Escola Padre Mário Castagna implanta projeto piloto para segurança em parceria com 1ºBPM

26 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos Estão empolgados com o projeto

Cerca de 500 estudantes matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Mário Castagna, na avenida Campos Sales, bairro Vila Tupi, em Porto Velho, serão beneficiados pelo projeto piloto Escola Segura, de autoria da equipe militar do 1º Batalhão de Policia Militar (BPM) realizado em parceria com unidades escolares da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A escola é a primeira do Estado a participar do trabalho, que tem como finalidade contribuir com a formação do jovem estudante e oportunizar um ambiente harmonioso e seguro, promovendo ações de disciplina, ética, civismo, sociabilidade, cidadania e melhoria no relacionamento entre estudante/professor e professor/estudante.

O coordenador do projeto, sargento Sandro Lessa, disse que a ideia é estender o projeto para mais escolas em Porto Velho. O 1º BPM fez um diagnóstico para iniciar os trabalhos e a escola Padre Mario está inclusa no perímetro de atendimento do batalhão. “Os alunos que estão no trabalho são lideranças e podem influenciar no comportamentos dos demais” – refletiu Lessa, lembrando que os integrantes do projeto estarão devidamente uniformizados.

ADESÃO

O Projeto Escola Segura foi apresentado ao comandante e oficiais do Batalhão Rondon, depois ao diretor e equipe pedagógica da escola Padre Mário Castagna, aos professores e, posteriormente, aos alunos. Iniciou na segunda-feira, 19 de agosto, a semana Zero, etapa de implantação. A equipe executora tem como integrantes os Sargentos PMs, Lessa, Valmir e Marcêdo e o Cabo Reis.

Os jovens frequentam a formação no contra turno das aulas convencionais, no ambiente escolar e na sala de multimeios; interagindo com os militares no ensino voltado para os temas transversais, ações comportamentais e fomento do protagonismo juvenil.

O diretor da escola, professor Francisco Tadeu Reis Tadeu, disse que o projeto chegou à escola através de uma conversa com os militares que fazem a patrulha escolar; ao relatar que gostaria de melhorar o ambiente na questão disciplinar foi apresentado o trabalho que estava sendo desenvolvido pelo batalhão no setor de Polícia Comunitária.

“Conseguimos implantar o projeto e ganhamos a aceitação dos pais, mas, agora, temos uma alta procura por alunos que querem fazer parte do projeto e já temos até uma fila de espera”, disse o diretor salientando que as vagas são limitadas aos recursos do projeto.

De três em três meses o projeto será avaliado para saber quais ações estão trazendo resultados positivos.

SEMANA ZERO

O trabalho começou a ser executado este mês (agosto) com a participação de 40 alunos, que foram escolhidos pela comunidade escolar e autorizados pelos pais para participar do projeto. Os policias se encontram com os alunos duas vezes por semana.

A semana Zero trata-se de um período de adaptação e formação dos alunos que compõem o pelotão de elite, quando os alunos estão sendo instruídos com aulas de civismo, ordem unida e palestras motivacionais. Eles são desafiados a repensar seu papel na escola e começam a apresentar sugestões para melhoria do ambiente escolar.

Secretária Adjunta Conceição Alves acompanha o projeto

Os alunos serão acompanhados pela equipe pedagógica tanto nos resultados expressos na média curricular como no comportamento em sala de aula e em casa com os familiares. Os resultados dos estudantes no projeto serão mensurados pela equipe pedagógica da escola, com acompanhamento de ações que devem promover melhoria no ambiente escolar e também no desenvolvimento de habilidades e competências.

SEDUC

A secretária adjunta do Estado da Educação, Conceição Alves, foi convidada pelos militares a conhecer o projeto para apoiar as ações. Estiveram na escola o sub comandante do 1 BPM CAP Lourenço, o comandante do pelotão de Polícia Comunitária Tenente Azevedo.

Segundo as entidades envolvidas, a proposta atende uma política educacional gerida pelo governo Marcos Rocha quando tem como finalidade trazer para o ambiente escolar ações que promovem segurança e bem estar social.

“O governador Marcos Rocha sempre quis implantar nas escolas a cultura do pertencimento, do querer cuidar da escola. Ele sempre fala que nós precisamos ser do bem, e a Polícia Militar está plantando nos estudantes a semente do amor, da honestidade. Um dos conselhos do governador para sua equipe é “seja do Bem” e o projeto é uma forma de disseminar essa postura, estimular a conduta honesta e fazer o estudante entender que a escola pertence a ele, comprometimento e zelo com a coisa pública”, enfatizou a secretária.

 

Leia Mais:

 Obras de arte inspiram Projeto Escolar no Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná

 Projeto Ensino Médio Integrar direciona formação para educadores escolares em 

 Projeto de dança e ginástica rítmica implantado em escola da capital trouxe melhora no desempenho escolar dos alunos

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Fabio Elias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo