FORMAÇÃO

Escola Pública de Trânsito de Porto Velho vai ampliar demanda utilizando equipamentos tecnológicos no ensino a distância

14 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Primeira turma do curso de formação de instrutores de veículos foi inciada nessa segunda-feira

Para ampliar a capacidade de atendimento da demanda dos cursos de instrutores em Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) adquiriu novos materiais tecnológicos para ser utilizados em aulas por vídeo conferência para turmas em Porto Velho, Ji- Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura e outros municípios do estado.

De acordo com a professora Telma Ferreira, chefe da Escola Pública de Trânsito de Porto Velho (Eptran), como atualmente o curso é realizado apenas na Capital, pessoas do interior e até de outros estados se deslocam para participar, mesmo enfrentando uma série de dificuldades.

Conforme o diretor-geral do Detran-RO, José Albuquerque Cavalcante, a educação no trânsito, na essência do conceito, é um compromisso do governo de Rondônia com vistas à redução dos acidentes. O diretor enfatizou que todos os esforços são concentrados para que até o ano de 2016, ou mesmo antes, a Eptran esteja totalmente informatizada e as aulas, atualmente presenciais, possam ser acompanhadas por alunos em todo o estado, com o uso dos materiais tecnológicos adquiridos.

A primeira turma deste ano do Curso de Formação de Novos Instrutores de Trânsito oferecido pelo Detran, por meio da Eptran, foi iniciada na tarde dessa segunda-feira (13) e tem término previsto para 19 de maio. Já a segunda turma iniciará no próximo dia 27, no turno da manhã. Didática e Técnica de Ensino, Fundamentos da Educação, Psicologia aplicada à Segurança do Trânsito e Língua Portuguesa são quatro importantes disciplinas que integram os 12 módulos da capacitação, dividida em 180h/aula.

Telma Ferreira explicou que são oferecidas 70 vagas, e o público alvo são todos os interessados em trabalhar na área do trânsito como instrutores dos novos condutores de veículos que pretendem requerer a habilitação junto ao Detran-RO. Ela reforçou que um dos benefícios sociais do curso é a oportunidade de inserção profissional de pessoas interessadas em trabalhar na área. “Com o certificado em mãos, aproveitando bem o conteúdo, o novo instrutor será absorvido pelo mercado de trabalho, hoje com demanda muito grande por profissionais”, disse.

Robson de Souza veio de Jaru para participar do curso em Porto Velho

Ainda segundo a chefe da Eptran, dos 12 professores responsáveis pelas aulas, um para cada disciplina, 30% são mestres, 50% pós-graduados e 20% graduados. “Todos com vasta experiência na área de trânsito”, garantiu Telma.

“Tenho o Ensino Médio e agora quero me profissionalizar”, disse Prissila Ferreira, 28, moradora do bairro Cohab, em Porto Velho, explicando que sua maior expectativa, ao decidir fazer o curso, “é a mudança na vida profissional”.

A situação de Robson de Souza Costa é bem mais complicada. Aos 23 anos, ele veio de Jorge Teixeira, região de Jaru, e vai permanecer em Porto Velho durante todo o período do curso. “Apesar das dificuldades de estar longe de casa, estou bastante entusiasmado”, revelou, completando que quer ser um instrutor bem qualificado para conseguir entrar no mercado de trabalho.

CUSTO

Ainda de acordo com Telma, a Eptran cobra o menor valor pelo curso de capacitação e formação de instrutores de trânsito. Enquanto em alguns estados são cobrados até R$ 2 mil, em Rondônia o custo é de apenas R$ 550, pouco mais de ¼ do valor de outros estados. “Se investirmos na formação transformadora do trânsito, sob todos os aspectos, o resultado será a diminuição dos acidentes, como pretende o governo estadual”, argumentou Telma.

Texto: Decom
Fotos: Ésio Mendes