Governo de Rondônia
18/04/2024

MERCADO DE TRABALHO

Escola Pública de Trânsito incentiva a formação de novos profissionais em 20 cursos oferecidos em Rondônia

08 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O respeito à vida é destacado durante a aula da professora Andreia

Ana Carolina trabalha com transporte de cargas aéreas há mais de oito anos. Atualmente desempregada, decidiu buscar novas oportunidades participando do curso de Formação de Condutores de Veículos de Transporte Escolar, realizado pela Escola Pública de Trânsito de Rondônia.

Ela conta que por ser mulher sofreu vários preconceitos na área de transporte de cargas, e por isso decidiu ampliar seu conhecimento.

“Em vários lugares onde deixei meu currículo tive a resposta de que eles estavam contratando apenas homens. Eu me sinto muito capaz de realizar o mesmo trabalho que eles”, desabafou.

Apaixonada pela profissão, Ana Carolina decidiu encarar o desafio de transportar vidas, e viu que a responsabilidade é grande. “Ainda mais na área escolar, onde a maioria é criança. Mas ao mesmo tempo é gratificante saber que um pai confia a vida do seu filho a você, e poder levá-lo para a escola e depois deixar em casa com segurança”.

De acordo com a coordenadora da Escola Pública de Trânsito de Rondônia, Rosana Matos, cerca de três mil pessoas participam, por ano, dos mais de 20 cursos de formação e atualização ofertados pela instituição.

“A procura pelos cursos oferecidos é muito grande. Os cursos são ofertados na capital e interior. Trabalhamos a formação especializada de profissionais que atuam diretamente no trânsito, contribuindo com a ética e compromisso desses profissionais para a construção de um trânsito responsável e seguro”.

A coordenadora também destaca a parceria feita com órgãos e instituições, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Tribunal de Justiça para realizar a capacitação e atualização dos profissionais que trabalham com o transporte de passageiros.

Luzimar Oliveira, motorista de transporte coletivo há dez anos, também participa do curso de transporte escolar. “Esta capacitação é muito importante. Temos sempre que nos aperfeiçoar e ganhar novos conhecimentos. Acredito que trabalhar no transporte escolar seja mais fácil do que no transporte coletivo”.

Ana Carolina se prepara para encarar um novo desafio

O sargento do Corpo de Bombeiros Alan Marques participa do curso de Formação em Condutor de Transporte de Emergência, e destaca a importância de estar sempre atualizado. “O trânsito é muito violento e o curso nos traz uma reflexão sobre nossas atitudes no dia a dia”.

A professora Andreia Melo, que ministra aula na turma de transporte escolar, falou da importância das aulas para a sociedade em si. “Além da formação de novos profissionais, o curso chama a atenção para uma visão educativa, com motoristas conscientes e responsáveis para contribuir com um trânsito melhor”.

São oferecidos mais de 20 cursos com carga horária que varia de 28h a 180h. Entre eles, formação de instrutor de trânsito, examinador de trânsito, diretor de ensino de CFC, diretor-geral de CFC, agentes de trânsito, condutor de transporte escolar, condutor de transporte coletivo de passageiro, condutor de transporte de cargas e produtos perigoso, condutor de transporte de emergência, mototaxista, motofretista e taxista.

Quem estiver interessado em participar de um dos cursos oferecidos pode obter informações por meio dos telefones: (69) 3217 2942/2949, email: ept@detran.ro.gov.br ou diretamente no endereço da Escola de Trânsito: avenida Lauro Sodré, 1983, Pedrinhas. A taxa de matrícula varia de R$ 32 a R$ 652, dependendo do curso escolhido.

Leia mais:
Escola Pública de Trânsito promove cursos profissionalizantes e de atualização em Porto Velho e mais 12 municípios


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cristiane Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo