EDUCAÇÃO

Escola Tenente Lira derrota Wem Canum Oro Waram nos festejos do Dia da Independência

12 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O time da Escola Tenente Lira venceu a partida contra a Escola Wem Canum Oro Waram

A comunidade indígena da aldeia Rio Negro Ocaia, localizada em Guajará-Mirim, participou das comemorações alusivas ao Dia da Independência. Para comemorar a data, houve desfile cívico com os alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Poscidonio Bastos e outras das proximidades.

O ponto alto das comemorações foi a partida de futebol entre as equipes da Escola Tenente Lira, da aldeia Laje Novo, e da Wem Canum Oro Waram. A equipe da Tenente Lira venceu a partida.

A professora Marineisa Soares, acatando as orientações da coordenadora Regional de Educação de Guajará-Mirim, professora Eunice de Oliveira Pires Santos, em conjunto com os professores da Escola Poscidonio Bastos, organizou uma partida de futebol – após o desfile cívico de 7 de Setembro, e que reuniu  as equipes da Escola Tenente Lira e da Wem Canum Oro Waram, com a Tenente Lira saido de campo vencedora.

A coordenadora do Setor Indígena da Coordenação Regional de Educação de Guajará-Mirim (CRE/Guajará) – professora Jap Mete Veronica Oro Mon, afirmou que as comemorações a Semana da Pátria vai ser um marco na comunidade indígena de Rio Negro Ocaia e o sucesso obtido no último dia 7 é o ponto de partida para novas manifestações culturais envolvendo todas as aldeias da região.

A Bandeira do Brasil foi conduzida pelas crianças antes da partida das duas escolas indígenas

O dia 15 de novembro, data comemorativa ao Dia da Proclamação da República – feriado nacional – deve ser comemorado e uma programação festiva será elaborada e Jap Met entende que essas atividades reflete no melhor desempenho dos alunos em sala de aula e, consequentemente, melhorando a qualidade do ensino.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Marineisa Soares