Escolas-abrigo mantêm aulas dos terceiros anos do Ensino Médio

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

4 _ terceiro ano_1024x755

Desde segunda-feira (17), algumas escolas estaduais que abrigam famílias atingidas pela cheia do Rio Madeira optaram por retornar com as aulas para as turmas dos terceiros anos do Ensino Médio. A decisão tomada pelos diretores escolares foi pensada devido à preparação dos alunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e concursos.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Castelo Branco, uma das primeiras a receber os desabrigados pela enchente, as aulas do terceiro ano do Ensino Médio não foram interrompidas, de acordo com o diretor Jeferson Sales. “Logo no momento em que solicitaram o espaço da escola, nós descartamos a possibilidade de parar as aulas do terceiro ano”, conta.

Jeferson explica que a escolha de manter as aulas foi devido a preocupação do desempenho dos 74 jovens do último ano escolar nas provas do Enem e vestibulares, que serão aplicadas no segundo semestre deste ano. “A gente não sabe quando essa situação será normalizada, e não queremos prejudicar os alunos que estão com o ‘pé na faculdade’”, ressalta. Atualmente, a escola abriga 26 famílias em 17 salas das 19 que compõem a estrutura da instituição.

Além da Castelo Branco, as escolas estaduais 4 de Janeiro e John Kennedy, que, inicialmente, suspenderam todas as aulas, retornaram com as turmas do terceiro ano na segunda-feira.

Calendário escolar

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Emerson Castro, avalia que, quanto ao ano letivo de 2014, será planejada uma nova organização no calendário escolar após ser normalizada a situação das famílias abrigadas nas escolas. “Neste momento nosso foco é dar assistência, prestar solidariedade a essas famílias”, afirma Emerson Castro.

Texto: Halex Frederic
Fotos: Quintela