Escolas comemoram o Dia Estadual de Conscientização e Combate às Drogas

19 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os estudantes prestigiaram as palestras na escola

Hoje, uma das maiores preocupações dos gestores escolares da rede estadual de Rondônia é para com a conscientização e combate às drogas. Diversos estabelecimentos de ensino do Estado comemoraram nesta segunda-feira (18) o Dia Estadual de Conscientização e Combate às Drogas na Escola, instituído pela  Lei  nº 2.148  de 03 de setembro de 2009.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)  realiza ações em escolas da rede estadual de educação de Rondônia e, na última semana, em Ariquemes, os instrutores do Proerd, tenente PM Valentin e o cabo PM Paulo César, lotados no 7º Batalhão da Polícia Militar em Ariquemes, estiveram iniciando a programação referente ao primeiro semestre de 2019 e, para tanto, foram selecionadas as escolas Albina M. Sordi, Anísio Teixeira, Cora Coralina, Professora Carmen Ione de Araújo (todas em Ariquemes) e Custódio Gabriel Filho, em Alto Paraíso, e na Escola Municipal Roberto Turbai.

O tenente Valentin afirmou que 507 alunos dos 5º e 7º anos estarão participando do Proerd e que a previsão do curso é de 10 semanas e deve ser encerrado em maio. “O objetivo do Proerd é conscientizar as crianças e jovens sobre os riscos do consumo de álcool e drogas e, para tanto, temos o apoio da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), visto que o secretário Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu hipotecando total apoio ao programa.

Em diversos municípios rondoniense, houve,por parte das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE´s), evento comemorativos ao Dia Estadual de Conscientização e Combate às Drogas na Escola e que reuniu centenas de estudantes das escolas da rede estadual de educação de Rondônia.

Alunos atentos às orientações do instrutor do Proerd

Em Alta Floresta do Oeste, a coordenadora da CRE, professora Nadir Fernandes, promoveu o evento nas escolas Estadual de Ensino Fundamental Euridice Lopes Pedroso e na Tancredo de Almeida Neves. com a participação dos alunos, professores, trabalhadores em educação e demais servidores.

Para orientar os estudantes e comemorar o Dia Estadual de Conscientização e Combate às Drogas na Escola, a coordenadora Regional de Educação de Jaru, professora Vanuza de Praga Cordeiro, escolheu a Escola Primavera, em Theobroma, e a Escola Marechal, no distrito de Bom Jesus, com centenas de estudantes participando das palestras.

Os policiais Melqui, Elizeu e Elias estiveram na Escola São Roque, em Cerejeiras, atendendo o convite formulado pela coordenadora Regional de Educação de Cerejeiras, professora Marlene Ribeiro para orientarem as crianças quanto aos perigos do consumo de álcool e drogas. “Foi importante a importância da palestra dos policiais e que serviu de alerta para os estudantes que participaram do evento”, disse a professora Marlene.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/CRE´s de Ariquemes, Jaru e Cerejeiras