Governo de Rondônia
Sábado, 15 de maio de 2021

ATIVIDADE EXTRACLASSE

Escolas da Zona da Mata preparam alunos do Ensino Médio para o Enem e vestibulares

27 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos participam do curso preparatório ao Enem

Alunos participam do curso preparatório ao Enem

Escolas dos municípios de Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Castanheiras, Novo Horizonte, Santa Luzia, Alta Floresta e Alto Alegre, na Zona da Mata, preparam alunos do Ensino Médio para o Exame Nacional e também o vestibular.

Há dois anos, em Rolim de Moura, professores voluntários da rede pública de ensino estadual utilizam as salas de aula da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para desenvolver as atividades do curso preparatório e intensivo ao Enem – o chamado intensivão.

Por um período de seis meses – abril a setembro -, mais de 120 alunos matriculados nas escolas estaduais da região da Zona da Mata participam da preparação, e 80% desses estudantes ingressam no ensino superior. “O aproveitamento tem sido muito grande, tanto em aprovações quanto na ampliação de conhecimento para todos os participantes”, disse Wilson Silva de Paula, aluno de Historia na Unir e um dos coordenadores voluntários.

Cleiton Silva de Holanda, 17 anos, participou em 2014 do curso e o considerou importante na formação escolar. “Eu fiz três meses, ampliei meus conhecimentos, consegui fazer 600 pontos no Enem. Mas quero mais, pois o meu objetivo é cursar Arquitetura e Urbanismo e aqui em Rolim de Moura não tem”, declarou.

SIMULADO

Alunos realizam atividades em aula do curso intensivo

Alunos realizam atividades em aula do curso intensivo

A Escola Aluísio Pinheiro Ferreira, em Rolim de Moura, a partir da iniciativa de professores, também voluntários, iniciou neste mês de março o curso intensivo somente para os alunos matriculados no terceiro ano. Serão 7h30 minutos de aula por semana, abrangendo as seguintes disciplinas: língua portuguesa, química, historia, biologia e geografia.

Para a professora Nilda Tigre Soares, vice-diretora da escola e coordenadora voluntaria do curso, “esta foi uma manifestação dos diretores e professores voluntários que querem ajudar os alunos a melhorarem seus conhecimentos, com o objetivo de prepará-los melhor para o vestibular e Enem; porém, as notas não somam para o currículo escolar.” Ela enfatizou que “os pais desses alunos ficaram muito felizes e apoiaram a nossa iniciativa”.

Além dessas iniciativas, 80% das escolas que têm o Ensino Médio, nos municípios da Zona da Mata, realizam o simuladão – no decorrer do ano letivo são preparados quatro simulados.

Segundo Lucia Costa dos Santos, coordenadora Regional de Educação da Zona da Mata, essa atividade coloca os alunos em situação semelhante ao vestibular e ao Enem. “Com os simulados, eles (estudantes) têm a oportunidade de expressarem o domínio dos conteúdos exigidos para a realização dos exames de ingresso nas faculdades e universidades”, comentou a coordenadora.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe