PROJETO GUAPORÉ

Escolas estaduais de Porto Velho terão mais salas para a educação de tempo integral

12 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos fizeram festa para acolher as inovações que serão levadas à escola Os alunos fizeram festa para acolher as inovações que serão levadas à escola

Os alunos fizeram festa para acolher as inovações que serão levadas à escola

A educação de tempo integral avançará em quatro estabelecimentos de ensino de Porto Velho. As escolas estaduais Flora Calheiros Cotrin, Juscelino Kubistchek, Marcos Freire e Bela Vista, que já estão integradas ao sistema, ganharão novas salas para as atividades dos alunos. Os convênios para as obras foram assinados nessa segunda-feira (11), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros Cotrin, no bairro Escola de Polícia.

Os recursos, totalizando R$ 725 mil, são oriundos de emendas parlamentares do deputado Aélcio da TV. São R$ 145 mil para cada unidade escolar.

A cerimônia teve a presença do governado Confúcio Moura, idealizador do Projeto Guaporé, que leva ensino integral à rede oficial de ensino; e o deputado proponente da emenda.

Aélcio informou na ocasião que o fortalecimento da educação é prioridade, e destacou assessores para visitar as escolas a fim de descobrir as demandas mais urgentes.

As escolas contempladas poderão, utilizando o Programa de Ajuda Financeira às Escolas (Proaf), licitar e contratar as empresas, o que dará mais agilidade às obras.

Nos espaços que serão construídos haverá mais conforto para que as atividades inerentes ao Projeto Guaporé sejam desenvolvidas, conforme justificou o governador.

Idealizador do Projeto Guaporé, o governador Confúcio Moura explicou que o objetivo é oferecer educação completa no ensino convencional com as disciplinas curriculares, e complementar, com atividades extras, como informática, artes e literatura, por exemplo.

“É a integração do aluno com a cidade, com seu povo. Não queremos que estude apenas para fazer prova e tirar boas notas. Estamos oferecendo educação para a vida”, afirmou o governador.

Confúcio agradeceu ao deputado Aélcio pela iniciativa de destinar recursos para a melhoria da educação, e destacou que estudantes e abnegados professores têm feito esforços para a formação de uma sociedade melhor.

REFORMA

Os alunos da escola Flora Calheiros, que comemoraram muito o anúncio das obras para beneficiar o ensino complementar, também foram informados de que, após 23 anos, o estabelecimento passará por uma reforma geral, que custará R$ 3 milhões. “Será uma das escolas mais bonitas da cidade, podem ter certeza”, disse a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli.

Governador Confúcio disse que a escola precisa formar cidadãos para o mundo

Rondônia vive, segundo o vice-governador Daniel Pereira, o melhor momento na área educacional. Ele atribui as conquistas a Confúcio Moura, que vislumbra alternativas para provocar avanços que não seriam possíveis pela estrutura convencional. Pereira disse que os trabalhadores do setor também são responsáveis pelas melhorias através do empenho com que dedicam à missão de ensinar.

Ainda durante a cerimônia, o vice-prefeito de Porto Velho, Dalton di Franco; o prefeito de Candeias do Jamari, Antônio Serafim; e o prefeito de Itapuã do Oeste, João Testa, receberam da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura e Lazer (Sejucel), kits esportivos destinados às escolas municipais.

O superintendente Rodnei Paes explicou que o estímulo às práticas esportivas nas escolas é um compromisso do governo estadual. “Todo os municípios de Rondônia estão sendo contemplados”, garantiu.

Veja fotos do evento

Texto: Nonato Cruz