Governo de Rondônia
Sexta, 14 de maio de 2021

Gestão escolar

Escolas estaduais elegem diretores nesta quarta-feira

09 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A rede estadual de ensino de Rondônia vai escolher nesta quarta-feira (10) os seus futuros diretores. A informação é da secretária de Estado da Educação de Rondônia, professora Fátima Gavioli, que apoia e defende o pleito eleitoral como forma da comunidade estudantil, professores e trabalhadores em educação participaram diretamente da escola do futuro gestor escolar.As eleições tem início às 8 horas e o término acontece às 21 horas em todos os 52 municípios de Rondônia.

Gavioli disse que estarão aptos a votar os professores, funcionários, estudantes com 14 anos ou mais, pai e/ou mãe ou responsável por estudantes menores de 14 anos.

O pleito eleitoral nas escola da rede pública estadual vem mobilizando todos os setores educacionais e a secretária Gavioli frisou que o processo faz parte do programa de Governo, tendo em vista que o governador Confúcio Moura é um democrata e a gestão escolar sempre esteve em sua pauta como elemento importante no processo ensino-aprendizagem.

O processo eleitoral para escolha democrática de dirigentes escolares começou no Rio Grande do Sul, na década de 60, quando diversos colégios estaduais realizaram votações para diretor a partir de listas tríplices.

O Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública iniciou um movimento para a gestão democrática nas escolas, com as eleições direta e que foi rapidamente incorporada – pelo menos em parte, na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes Básicas da Educação.

O diretor de escola é escolhido pela eleição, por voto direto, da comunidade escolar e permite a cobrança e a co-responsabilidade de todos os que participam do processo eleitoral.

A secretaria Gavioli entende que a participação da comunidade escolar, como um todo, é muito importante para o processo educacional e, para tanto, convida professores, estudantes, funcionários e a comunidades em geral para que participem do pleito eleitoral e escolha, de forma democrática, o candidato que seja o mais preparado e competente para dirigir o estabelecimento de ensino.

Para conferir o resultado dos recursos do processo de eleição dos diretores escolares, clique aqui.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe