ESTRUTURA

Escolas estaduais recebem laboratórios, equipamentos de som e mobiliários em Ji-Paraná

03 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Com o molde do corpo humano é possível conhecer o funcionamento dos órgãos

Para promover maior qualidade no ensino público estadual, 30 escolas de Ji-Paraná estão sendo melhor preparadas pelo Governo de Rondônia para receber os alunos no próximo ano letivo. Os colégios ganharam novas estruturas em mobílias, equipamentos de sonorização e laboratórios para as aulas de ciências, química, física e geografia.

A estruturação das escolas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem o objetivo de auxiliar os professores na geração de ensino com maior qualidade. A entrega dos equipamentos às escolas vem ocorrendo em todo o Estado desde novembro e atende a orientação do governador, coronel Marcos Rocha para transformar Rondônia em referência educacional no Norte brasileiro.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Carmem Rocha tem matriculado 317 alunos e foi contemplada com conjunto de sonorização e laboratório para as aulas de ciências e geografia.

“O laboratório é recheado de equipamentos que serão essenciais para mostrar aos alunos, na prática, como funcionam os órgãos do corpo humano”, exemplifica a diretora, professora Albertina Monteiro Netta.

Laboratório vai atender às disciplinas de ciências, química, física e geografia

O conjunto de sonorização composto por microfones, caixas e mesas de som amplificadas, mais tripés, tem a finalidade de alimentar as necessidades dos eventos comumente realizados na comunidade escolar, além de servir como instrumento facilitador dos estudantes inibidos a falar em público. “As direções das escolas não podem reclamar de falta de estrutura”, observa Albertina Netta.

“A nova estrutura entregue pela Seduc a cada um dos colégios amplia as possibilidades dos professores na função didática”, pontua a coordenadora Regional de Educação de Ji-Paraná, professora Rosangela Marum, satisfeita com a iniciativa do Governo.

Denominado “conjunto aluno”, 30 escolas de Ji-Paraná ganharam carteiras e cadeiras novas. Já o “conjunto sonorização” foi entregue a 27 escolas. Os laboratórios contemplam os colégios Gonçalves Dias e Carmem Rocha, no 1º Distrito e, a escola Marcos Bispo, no 2º Distrito.

“A atitude do governador Marcos Rocha revela o cuidado dele com a Educação em Rondônia. É fundamental que os professores e alunos estejam mais bem assistidos”, ressalta o secretário Regional de Governo Everton Esteves, que recentemente acompanhou de perto reformas de algumas escolas em Ji-Paraná e região que estão sem aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio