COPA

Escolas estaduais são tomadas pelo verde e amarelo

13 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Escola Antonio 2Com a chegada da Copa do Mundo no Brasil, as Escolas Estaduais de Cacoal, Espigão do Oeste e Ministro Andreazza, imbuídas pelo espírito de civismo e cidadania proposto pelo Governo de Rondônia, capricharam na criatividade e iniciaram projetos incríveis com os alunos.

A decoração da escola é o primeiro passo e, nesse quesito, os alunos e professores abusaram das cores do país, o verde e amarelo. Algumas escolas até redesenharam as bandeiras dos países participantes, dando um colorido especial a elas.

A Escola Estadual Antônio Gonçalves Dias, em Cacoal, promoveu um momento especial mediante a entrada das Bandeiras dos Países e a criação do mascote “Papão”, criado e eleito mediante votação democrática pelos alunos, que segundo eles irá “papar” tudo. O projeto da Escola prevê a realização de competições internas entre os alunos.

Em Ministro Andreazza, a Escola Estadual Nilo Coelho realizou no dia 11 de junho a Feira das Nações, com apresentações artísticas, comidas típicas e exposição de pesquisa alusiva aos países participantes da Copa do Mundo 2014. A comunidade local e as demais escolas do município se fizeram presentes, prestigiando o evento.

Escola Nilo 1Em Espigão do Oeste, na Escola Estadual Jerri Adriani Turatti, as turmas foram divididas para estudarem os 32 países participantes da Copa. Após os estudo,s houve a confecção das bandeiras dos países em tamanho padrão e, a cada dia, na entrada dos alunos, um país era apresentado, desde a bandeira, sua geografia e cultura eram detalhados nas apresentações artísticas. As bandeiras estão expostas no pátio tendo ao centro a bandeira do Brasil.

Segundo a professora Célia Klein, Coordenadora Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal, “este é um momento histórico vivenciado pelos brasileiros e a oportunidade que as escolas têm de trabalhar não só o civismo, mas também as diferentes culturas e neste ponto todas as escolas de nossa jurisdição estão de parabéns”.

Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal
Fotos: Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal