Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO RURAL

Escolas Famílias Agrícolas recebem incentivo ao esporte na zona rural de Rondônia

17 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Com a chegada das festas de fim de ano, as Secretarias de Estado da Agricultura (Seagri) e da Educação (Seduc) incrementam o apoio a projetos de sucesso, em especial na zona rural. Na tarde dessa quarta-feira (16), a secretário entregou 120 bolas a ser distribuídas entre as seis escolas agrícolas de Rondônia, filiadas ao programa Escolas Famílias Agrícolas (EFA), que beneficiarão 1.020 alunos em suas atividades esportivas e recreativas.

Sebastião Freitas, secretário-executivo da Associação das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (Aefaro), entidade que congrega as seis Efas do estado, distribuídas nos municípios de Novo Horizonte, Ji-Paraná, Vale do Paraíso, Jaru, Cacoal e São Francisco do Guaporé, disse que as 120 bolas de futebol, futsal, voleibol e handebol são presentes que chegam em um momento oportuno. “Além das atividades curriculares de educação física, num esforço de evitar o êxodo rural, realizamos diversas atividades de entretenimento esportivas em campos e quadras”, afirma.

As Efas são escolas que promovem o ensino regular, acrescido de matérias específicas para o trato do campo, dependendo das especificidades de cada região. As disciplinas vão da piscicultura, pecuária de corte e de leite, horticultura e agricultura extensiva, até temas recentes, como a agroecologia.

As unidades atendem a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e algumas possuem cursos profissionalizantes. A União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), filiada a um organismo internacional, que universaliza a modalidade de ensino, é o órgão que congrega todas as Efas no País.

“Temos apoiado as Efas com equipamentos e insumos agrícolas; e para a pecuária, escavação de tanques para piscicultura, assistência técnica e extensão rural. Além disso, em parceria com a Seduc, cuidamos da educação e entretenimento dos filhos de empreendedores da agricultura familiar, pois não podemos esquecer que o esporte é parte integrante das vidas de todos nós. As Efas são um sucesso porque surgiram a partir da iniciativa dos próprios agricultores”, salientou o secretário de Agricultura, Evandro Padovani.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Cultura, Distritos, Ecologia, Educação, Esporte, Governo, Inclusão Social, Lazer, Piscicultura, Rondônia, Solidariedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo