Escolas indígenas recebem Projeto “Todo Dia é Dia de Ler”

20 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos das escolas indígenas elogiaram o projeto de leitura que está sendo implantado

A educação indígena está merecendo uma atenção especial por parte da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e, para tanto, a Coordenação Regional de Educação de Vilhena (CRE/VIL) está promovendo o Projeto “Todo Dia é Dia de Ler” nas comunidades escolares indígenas em Rondônia, e esta semana ocorreu o projeto em Cabixi, Vilhena e Chupinguaia).

A coordenadora Regional de Educação de Vilhena, professora Marizete Rover, disse que cinco escolas participam do citado projeto. As escolas indígenas Capitão Artimon (Chupinguaia), Mamaindê (Cabixi), Suwaintê (Vilhena), Felipe Camarão (Vilhena) e Aikeamã (Chupinguaia), sendo que as duas primeiras tiveram o projeto implantado por possuírem professora de Língua Portuguesa.”As outras escolas estão aguardando a lotação de professores de Língua Portuguesa para que os alunos possam ter acesso ao projeto”, frisou Rover. -O projeto está sendo aplicado em todos as séries e por todas as disciplinas, cujo objetivo é incentivar os indígenas na leitura e na escrita.

“É através da educação que podemos abrir novos caminhos. A leitura é imprescindível e essencial em todas as áreas. Eu, como professor de Matemática, aplico a LAI (Leitura, Análise e Interpretação”, disse o professor Manoel Messias, da escola Mamaindê (Cabixi).

O professor afirmou ainda que a escola recebeu diversas doações para a biblioteca. É esperado que o espaço fique pronto ainda em 2019. “Trabalhar no projeto está sendo gratificante, uma vez que os estudantes são empenhados, dedicados e curiosos. Além disso, está ocorrendo toda uma mobilização da escola para que haja esse incentivo à leitura e escrita”, assegurou o professor.

As comunidades indígenas faz convite para que a população visitem as escolas indígenas e conheçam o projeto.

Texto: Antonio Queiroz
Fotos: Marizete Rover/CRE(VIL)