Escolas indígenas serão construídas na região de Ji-Paraná

27 de novembro de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

No evento foi firmado pelo governador Confúcio Moura o compromisso para a construção das Escolas Indígenas.

No evento foi firmado pelo governador Confúcio Moura o compromisso para a construção das Escolas Indígenas Mahuguvehy (Maguvêrí) na aldeia “Castanheira”; ena Passav Adoh, na aldeia Indígena “Cacola”; Passav Adoh; Xinepuabáh Gavião, em “Igarapé Lurdes”; Malo J Kar (Malocá) Gavião, na aldeia “Tucumã” e Pay Gap, na aldeia “indígena do Pedro”. As Escolas serão projetadas pelo Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp).

O repasse para as obras foi estabelecido por meio de um acordo entre o governo Federal, Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) e governo de Rondônia que administra o ensino nas instituições indígenas. “

Os investimentos que o Estado está fazendo demonstra a boa vontade e o carinho com que a educação está sendo desenvolvida pelo governador Confúcio Moura, o que evidencia a credibilidade que Rondônia conquista no cenário nacional, executando corretamente os convênios e transformando toda essa estrutura que servirá à formação de nossas crianças e jovens”, disse a secretária Estadual de Educação (Seduc), Isabel Luz. Ainda de acordo com a secretária.

“Nunca um governo priorizou tanto a educação quanto Confúcio Moura. O que garante o sucesso das ações futuras que já são postas em prática”.Confúcio Moura frisou aos presentes, dentre os quais, alunos da Escola Jovem Gonçalves Dias, a importância dos trabalhos realizados pelo amigo e primeiro prefeito eleito de Ji-Paraná, Walter Bartholo que faleceu na última quinta-feira (22) por causas naturais. “Foi tudo o que quis ser neste Estado. Morreu pobre, mas digno”, disse emocionado.Após homenagear o amigo, Confúcio Moura destacou a educação priorizada por seu governo para o ensino de ponta em Rondônia.

Destacou os projetos que levam na área da Educação Integral em teste em 20 escolas do Estado. E firmou compromisso com os professores, no qual propõem a inclusão do 14º salário para aquelas instituições que se destacarem durante o ano.

“O professor ainda é uma máquina eficiente dentro de uma escola”, lembra o governador, que enumera a educação como algo que salva e transforma pessoas.A solenidade também contou com a presença de várias autoridades, entre as quais o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco; o prefeito eleito e deputado Estadual, Jesualdo Pires; o deputado, Euclides Maciel; o líder do governador, Edson Martins; o deputado, Jackson Testoni; o secretário do DER e Deop, Lúcio Mosquini; o sub-chefe da Casa Civil, Edvaldo Soares; a vereadora, Solange Pereira; o secretário regional, Rodrigo Pereira; o coordenador regional de Educação do município, José Madeira Neto; o coordenador de Educação Indígena, Zacarias Gavião e o cacique, Pedro Arara.

Cultura, Economia, Educação