Governo de Rondônia
16/04/2024

PREVENÇÃO

Escolas rondonienses farão campanha ambiental para economizar energia elétrica

06 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Matéria Campanha de economia energética nas escolas (7)

Alunos da rede pública estadual são multiplicadores dos métodos para economizar energia

Farto material didático e educativo, especialmente cartilhas e cartazes, será distribuído nas próximas semanas pelo governo estadual às escolas da rede pública de Rondônia, visando a economia de energia elétrica.

O anúncio foi feito nessa terça-feira (5) pela superintendente de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe), Isis Queiroz. Segundo ela, até setembro próximo será concluído o diagnóstico que permitirá ao governo estadual economizar R$ 1 milhão em suas contas nesse setor. Essa meta poderá ser até superada, dependendo do envolvimento das pessoas na campanha. A Sugespe obteve parcerias das centrais elétricas brasileiras da região norte (Eletrobras e Eletronorte) e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

Isis Queiroz disse que o governo busca diretrizes para o primeiro Programa Estadual de Gestão de Energia, coordenado pelo técnico Luiz Carlos Bruno Oliveira, com a participação de outro técnico, Thiago Santos. Eles estão envolvidos com o objetivo desde a administração do então prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, quando aquele município foi pioneiro nesse setor: “Ariquemes conquistou em Dubai [Emirados Árabes] o 13º lugar em eficiência energética, disputando com diversos competidores de peso. Ações de um projeto municipal com projeção nacional tornaram-se conhecidas também em Frankfurt, Milão e Roma”, ela disse.

Do Ibam, a parceria se tornou possível devido às ações selecionadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Com ela, Rondônia inscreveu-se no estudo de referencial de mercado energético. No âmbito do projeto Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil, executado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Pnud e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente [GEF, na sigla em inglês], pretende-se uma economia de 880 mil Megawatts/hora de eletricidade nos próximos 20 anos. Segundo especialistas, isso resultará em redução de emissão direta de carbono na atmosfera.

CONSCIENTIZAÇÃO

A meta governamental é ambiciosa, admite a superintendente. “Muito além da fatura da conta de luz e de padronizações no serviço, com substituição de redes obsoletas [cabos, tomadas, interruptores, transformadores,etc], pretendemos ampliar a conscientização das pessoas a respeito dos métodos eficazes de economia e de sustentabilidade, do simples lar aos prédios públicos municipais, estaduais e federais”, comprometeu-se.

No total, mais de mil repartições governamentais em Rondônia estão orientadas a economizar energia.

Técnicos da Eletrobras viajarão para Porto Velho, para auxiliar a Seduc e a Sepog em palestras direcionadas ao público estudantil, servidores e à população em geral.

Isis Queiroz destacou o apoio da coordenadora do Programa de Eficiência Energética do Ibam, Luciana Hamada, e da superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento, Tecnologia e Eficiência Energética da Eletronorte, Neusa Maria Lobato Rodrigues: “Elas nos atenderam prontamente em nossas necessidades”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Chapinha
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Economia, Educação, Empresas, Governo, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo