Governo de Rondônia
Segunda, 28 de setembro de 2020

ATER

Escritório da Emater em Rio Pardo recebe novo veículo para reforço aos serviços de assistência técnica e extensão rural

10 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Já foram entregues 55 novos veículos, que auxiliará a uma nova dinâmica nos serviços de Ater no Estado

Dando continuidade ao plano estratégico em estruturar a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o Governo de Rondônia repassou ao escritório local da autarquia, em Rio Pardo, uma caminhonete 4×4 (traçada), para prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural ao agricultores familiares daquela região. Na manhã desta quinta-feira (10), o diretor-presidente, Luciano Brandão, que levou a novidade aos extensionistas e produtores locais, também falou da reforma da estrutura física do escritório visando trazer uma dinâmica mais moderna ao atendimento e serviços prestados.

Acompanhado do diretor técnico, Anderson Kühl, e do gerente regional da Emater do Território Madeira Mamoré, Hilton Uchoa, o presidente também conversou com as lideranças locais, presidentes de associações rurais, associação comercial e representantes de instituições financeiras. Ele falou sobre os aspectos gerais das atividades durante a pandemia, das perspectivas futuras e das políticas públicas de governo e de crédito rural para o desenvolvimento do setor agropecuário no Estado.

Distante 180 quilômetros da Capital, Rio Pardo é um pequeno e promissor distrito de Porto Velho, com uma população de aproximadamente oito mil habitantes, essencialmente agrícolas, dos quais cerca de 50% tem sua atividade voltada para a cultura do café.

Através da política de incentivo do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater-RO, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura local, os produtores familiares daquela região já receberam 240 mil mudas de café clonal. O distrito tem potencial ainda para a atividade pecuária que se divide entre bovinocultura de corte e de leite.

O escritório local da Emater de Rio Pardo é um escritório pequeno, com três técnicos agrícolas, uma extensionista social e uma gerente, que prestam serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a uma média de três mil propriedades rurais. Durante a visita da diretoria ao escritório, o diretor Anderson, agradecendo o empenho da equipe, falou sobre os desafios que todos vêm enfrentando e da importância de a Emater-RO manter suas atividades e atender aos anseios da comunidade. “Rio Pardo recebeu, na primeira remessa, 300 máscaras do kit “Previna-se”, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e 100 na segunda remessa, de forma a garantir que todos estejam protegidos, durante os atendimentos”, explica o diretor técnico.

Máscaras também foram entregues para garantir segurança nos serviços de Ater

Luciano Brandão abordou acerca dos aspectos gerais das atividades durante a pandemia, apresentando as ações e políticas públicas de governo voltadas para a agricultura familiar. “Estamos percorrendo os escritórios e a meta é visitar as 73 unidades locais, ouvir nossos técnicos e ouvir a população, para que possamos atender a demanda e continuar prestando assistência técnica com qualidade e satisfação”, explica.

Na oportunidade, o presidente da Emater-RO discutiu junto aos representantes das instituições financeiras sobre as linhas de crédito para a família rural, falando sobre a proposta da cooperativas de crédito que “hoje possui uma linha dentro do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) com taxas de juros atrativas para propriedades dentro de reservas”.

Falando sobre a realização de um diagnóstico que está sendo feito pelos extensionistas, principalmente visando a implantação de uma central de abastecimento para a região, o presidente disse ser essa uma determinação do Governo do Estado dentro do plano estratégico, e que uma das prioridades é a revitalização da Emater-RO, para melhor atender à família rural em sua produção. “Essas reuniões que estamos realizando e que pretendemos fazer em todos os municípios é para dar continuidade à essas ações do Governo”.

Os escritórios da Emater-RO já receberam 55 novos veículos, que auxiliará a uma nova dinâmica nos serviços de Ater no Estado e que aos poucos, e com segurança, a autarquia retoma todas as atividades essenciais de atendimento e prestação de serviços à agricultura familiar de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Arquivo Emater-RO e Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária


Compartilhe