Quarta, 01 de abril de 2020

EXTENSÃO RURAL

Escritórios regionais da Emater em Rondônia recebem 45 veículos novos para auxiliar no deslocamento na área rural

30 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Os extensionistas da Emater vão utilizar os veículos nos deslocamentos às propriedades rurais da agricultura familiar

As sete regionais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) receberam, nesta sexta-feira (29), 45 veículos zero quilômetro.  A entrega aconteceu no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste. Os automóveis serão utilizados nos deslocamentos dos extensionistas às propriedades rurais com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar.

“Com esses novos carros vamos ter um acréscimo de 60% nos serviços técnicos junto aos agricultores familiares”, estima o gerente regional da Emater em Ji-Paraná, o agrônomo Antônio de Assis Soares Furtado, que recebeu nove veículos com os tanques cheios para integrar à frota.

Ao mais novo escritório regional da Emater, em São Francisco do Guaporé, foram destinados três carros, outros seis serão adquiridos com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Lebrão. A regional presta o atendimento técnico aos produtores localizados entre as cidades de Alvorada do Oeste e Costa Marques, ambas no eixo da rodovia BR-429, região em que o cultivo de grãos vem crescendo vertiginosamente.

O gerente regional de São Francisco do Guaporé, o agrônomo Luciano Brandão, disse que os veículos vão proporcionar mais agilidade nos atendimentos ao produtor. “Os carros novos facilitam a assistência técnica a 100% dos pequenos produtores”, afirmou. A região do Vale do Guaporé é a maior produtora de inhame e urucum. “Culturas como pimenta do reino, café clonal, castanha, grãos e bovinocultura de leite e corte estão presentes na região”, destaca Brandão.

A aquisição dos carros novos foi possível por meio de um convênio firmado pelo governo estadual e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário (Sead), extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O investimento foi de R$ 1,8 milhão. O delegado da Sead em Rondônia, Flavio Carvalho, anunciou que nos próximos convênios vão destinar veículos utilitários. “O objetivo do órgão é adquirir caminhonetes e não mais carros populares”, frisou o delegado.

Para a presidente da Emater, Albertina Marangoni, os automóveis e mais 45 computadores que serão entregues no mesmo convênio com a Sead são bem-vindos e vai colaborar no fortalecimento dos atendimentos aos produtores. “Essa união e compartilhamento de experiência entre os extensionistas deixa a agricultura familiar mais forte. Os carros e os computadores chegam para colaborar nessa integração”, disse Marangoni.

O governador Daniel Pereira fez a entrega das chaves dos carros aos gerentes regionais da Emater e destacou os atendimentos do órgão. “No ano passado quase 63 mil famílias foram assistidas por extensionistas. É a demonstração de que estamos no caminho certo, o fortalecimento da produtividade rural”, disse o governador, que tem origem na agricultura familiar.

Aplicativo vai encurtar distância entre Emater e agricultores de Rondônia

Emater-RO e BNDES discutem a disponibilização de recursos do Fundo Amazônia

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes