Governo de Rondônia
Quarta, 01 de abril de 2020

EXTENSÃO RURAL

Escritórios regionais da Emater em Rondônia recebem 45 veículos novos para auxiliar no deslocamento na área rural

30 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Os extensionistas da Emater vão utilizar os veículos nos deslocamentos às propriedades rurais da agricultura familiar

As sete regionais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) receberam, nesta sexta-feira (29), 45 veículos zero quilômetro.  A entrega aconteceu no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste. Os automóveis serão utilizados nos deslocamentos dos extensionistas às propriedades rurais com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar.

“Com esses novos carros vamos ter um acréscimo de 60% nos serviços técnicos junto aos agricultores familiares”, estima o gerente regional da Emater em Ji-Paraná, o agrônomo Antônio de Assis Soares Furtado, que recebeu nove veículos com os tanques cheios para integrar à frota.

Ao mais novo escritório regional da Emater, em São Francisco do Guaporé, foram destinados três carros, outros seis serão adquiridos com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Lebrão. A regional presta o atendimento técnico aos produtores localizados entre as cidades de Alvorada do Oeste e Costa Marques, ambas no eixo da rodovia BR-429, região em que o cultivo de grãos vem crescendo vertiginosamente.

O gerente regional de São Francisco do Guaporé, o agrônomo Luciano Brandão, disse que os veículos vão proporcionar mais agilidade nos atendimentos ao produtor. “Os carros novos facilitam a assistência técnica a 100% dos pequenos produtores”, afirmou. A região do Vale do Guaporé é a maior produtora de inhame e urucum. “Culturas como pimenta do reino, café clonal, castanha, grãos e bovinocultura de leite e corte estão presentes na região”, destaca Brandão.

A aquisição dos carros novos foi possível por meio de um convênio firmado pelo governo estadual e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário (Sead), extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O investimento foi de R$ 1,8 milhão. O delegado da Sead em Rondônia, Flavio Carvalho, anunciou que nos próximos convênios vão destinar veículos utilitários. “O objetivo do órgão é adquirir caminhonetes e não mais carros populares”, frisou o delegado.

Para a presidente da Emater, Albertina Marangoni, os automóveis e mais 45 computadores que serão entregues no mesmo convênio com a Sead são bem-vindos e vai colaborar no fortalecimento dos atendimentos aos produtores. “Essa união e compartilhamento de experiência entre os extensionistas deixa a agricultura familiar mais forte. Os carros e os computadores chegam para colaborar nessa integração”, disse Marangoni.

O governador Daniel Pereira fez a entrega das chaves dos carros aos gerentes regionais da Emater e destacou os atendimentos do órgão. “No ano passado quase 63 mil famílias foram assistidas por extensionistas. É a demonstração de que estamos no caminho certo, o fortalecimento da produtividade rural”, disse o governador, que tem origem na agricultura familiar.

Leia mais:

 Aplicativo vai encurtar distância entre Emater e agricultores de Rondônia

 Emater-RO e BNDES discutem a disponibilização de recursos do Fundo Amazônia


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Convênios, Governo, Municípios, Piscicultura, Rondônia, Transporte


Compartilhe