Estudantes de Alvorada ganham refeitório na escola

30 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

DSC06537A partir do mês de julho os estudantes da escola estadual Joaquim Xavier de Oliveira, em Alvorada do Oeste, deverão contar com um refeitório novinho favorecendo a alimentação em local adequado. A construção está avançada e tem a finalidade de ofertar conforto e comodidade.

A professora do ensino fundamental Sirani Mendes de Souza fala sobre a importância do refeitório novo. “Fica tudo muito mais organizado. As crianças merendam com tranquilidade”. “No pátio as crianças correm e acabam trazendo transtornos às outras, pois podem se acidentar com a comida quente”, avalia a estudante do 6º ano Poliana Bento Sottoriva, 11 anos.

Para o prefeito de Alvorada do Oeste, Raniery Fabris o espaço é uma necessidade grande. “É mais conforto ao estudante e libera o pátio para a criançada brincar”, disse o prefeito. “É um cuidado especial que o secretário Romildo Pereira tem para com Alvorada do Oeste. Este serviço é fundamental para o bem estar do alunado, dos professores, da direção e, sobretudo, da direção da escola”, declarou a vereadora Débora Pereira.

DSC05087O refeitório é uma antiga aspiração dos alunos e respectivos pais, das próprias merendeiras e da direção da escola. Atualmente os alunos se acomodam em mesas espalhadas pelo pátio para fazerem as refeições.

“No Joaquim Xavier estamos com 90% do serviço pronto. Quando terminarmos estes serviços a equipe da Secretaria vai construir um refeitório na escola estadual Santa Ana”, anuncia o secretário executivo regional de governo Romildo Pereira.

“O Romildo está fazendo um serviço espetacular que é este refeitório. A baixo custo, é uma obra essencial para a comunidade escolar”, destacou o governador Confúcio Moura, na solenidade de entrega de 2150 títulos definitivos a moradores de Alvorada, na semana passada.

“O material de construção é adquirido pela escola com recursos próprios. A nossa parte é executar o projeto”, explica o secretário Romildo Pereira, que recentemente entregou também uma sala de recursos construída na mesma escola e com recursos próprios.

De acordo com o secretário, estas obras estão sendo realizadas pela administração direta e trazem uma economia significativa ao cofre estadual. “Um refeitório deste do Joaquim Xavier vai custar em torno de R$ 80 mil. Caso fosse licitada, essa obra deveria custar cerca de R$ 300 mil”, detalhou o secretário, esclarecendo que a ordem do governador Confúcio Moura é que a obra tem de ter qualidade e oferecer segurança às pessoas.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio