26/04/2024

JOVEM SENADOR

“Espero que seja a melhor experiência da minha vida”, diz estudante que representará Rondônia no Jovem Senador 2017

24 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O representante de Rondônia é o estudante Maique Suile Carmo dos Santos, do 3º ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Carlos D. de Andrade de Presente Médici

Inicia-se nesta segunda-feira (27/11) a programação do Projeto Jovem Senador de 2017. Neste ano, o representante de Rondônia é o estudante Maique Suile Carmo dos Santos, do 3º ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Carlos D. de Andrade de Presente Médici.  O Jovem Senador está em sua 7ª edição e  10º Concurso de redação que teve como tema ‘Brasil Plural: para falar de intolerância’, propondo aos jovens do Ensino médio de todo o país uma reflexão sobre os valores morais e éticos que orientam sobre o combate à prática de intolerância.

Com a conquista do 1º lugar no estado, Maique ganhou a oportunidade de ir à Brasília para vivenciar a experiência de um Senador da República durante uma semana.

O objetivo deste programa é estimular, nos estudantes do ensino médio, com idade até 19 anos e regularmente matriculados nas escolas públicas dos estados e do Distrito Federal, a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania.

Representar seu estado neste importante programa do Senado Federal era um sonho de Maique que já havia tentado em 2016. Com o apoio da professora Lucimara Lopes, ganhou confiança e viu seu sonho se transformar em realidade. “Ela foi uma das principais pessoas responsáveis pela minha participação, eu estava bastante desanimado, pois não havia sido selecionado no Parlamento Jovem Brasileiro e por esse motivo queria participar, mas tinha medo de não conseguir me classificar. Agora vejo que meu esforço, o incentivo e acompanhamento da minha orientadora valeram a pena”, conclui Maique.

Com a divulgação do resultado, a professora Lucimara era só contentamento: “Foi muito emocionante. A gente acaba criando uma expectativa muito grande pela classificação. Mesmo sabendo da concorrência, acreditava no potencial do aluno e sabendo do seu compromisso e dedicação, estava torcendo muito por ele. Foi a consolidação do trabalho realizado. E, saber que contribuí durante o processo, a alegria é muito maior.”

Ansioso por conhecer Brasília e os demais colegas do Jovem Senador 2017, Maique espera ser esta a melhor experiência da sua vida: “Irei vivenciar o trabalho de um Senador, fazer novas amizades, conhecer um pouco das culturas deste país plural e, principalmente, trazer para minha cidade e compartilhar com meus colegas o conhecimento que irei adquirir”.Parte superior do formulárioParte inferior do formulário

Durante a semana do Jovem Senador em Brasília, Maique será acompanhado pelo professor Celso Belchior que substituirá a professora orientadora, pois ela está finalizando um projeto com sua turma e não poderá participar do evento.

Texto: Maria do Carmo

Educação, Governo, Rondônia