SALVAR VIDAS

Espigão do Oeste e distrito de Extrema recebem do Governo ambulâncias adquiridas com recursos de emenda parlamentar

15 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Foram entregues uma ambulância para a Ponta do Abunã, uma ambulância para Espigão do Oeste e uma Van para Vilhena

O Governo de Rondônia oficializou a entrega de duas ambulâncias, sendo uma delas para o município de Espigão do Oeste e outra destinada para o Hospital Regional do distrito de Extrema para atender toda a comunidade da região da Ponta do Abunã. Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e entregues durante solenidade realizada na última sexta-feira (12), no estacionamento Pirarucu, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Além das duas ambulâncias, foi entregue pelo próprio governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, um veículo tipo Van (minibus) que irá atender o município de Vilhena, no transporte de pacientes que buscam atendimento médico na Capital. Os veículos adquiridos pelo Poder Executivo fazem parte da emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Anderson Pereira, totalizando o montante de R$ 839.000 (oitocentos  e trinta e nove mil reais).

“É gratificante ver os recursos de emenda parlamentar sendo utilizados em ações que verdadeiramente são válidas e úteis para a população. O deputado Anderson Pereira tem visto essa dificuldade e ajudado o Estado na aquisição dessas ambulâncias. Ficamos felizes pela união e parceria do deputado, do governador do Estado, do secretário de Saúde e da nossa equipe que faz a licitação”, enfatizou o governador Marcos Rocha.

Além de Extrema, o Hospital Regional atende as comunidades de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã. Localidades que são distritos de Porto Velho e integram a região da Ponta do Abunã, que agora, ganham o reforço de uma nova ambulância equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com intuito de atender o transporte de pacientes de toda, na divisa rondoniense com o Estado do Acre.

Veículos foram adquiridos pelo Governo, com emenda parlamentar do deputado Anderson Pereira

Presente à solenidade de entrega dos veículos, o deputado Anderson Pereira enalteceu a forma célere e transparente com a qual o Governo do Estado adquiriu as ambulâncias, e deixou claro que as Unidades Móveis chegam em boa hora, principalmente para o transporte de pessoas com Covid-19.

“No ano de 2020 disponibilizei três emendas para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) visando subsidiar a aquisição desses veículos para o transporte de pacientes. Estamos realizando um fato histórico e aproveito para elogiar e parabenizar o governador Marcos Rocha e o secretário da Sesau, Fernando Máximo, pela celeridade no processo. Com certeza, essas duas ambulâncias vão salvar muitas vidas em nosso Estado, trazendo pacientes tanto de Espigão do Oeste quanto de Extrema”, destacou o deputado.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, demonstrou entusiasmo pela emenda parlamentar que resultou na entrega dos veículos, principalmente pela importância de todos estarem unidos para combater a pandemia do coronavírus. “Estamos passando por dificuldades e pacientes precisam ser transportados. Estamos muito felizes com essa parceria que vai atender a Ponta do Abunã, bem como o município de Espigão, que também recebe uma ambulância, e Vilhena, que recebe a Van. Esta entrega é extremamente importante, pois o transporte dos pacientes será com mais qualidade, com mais conforto e com mais segurança”, disse.

Os veículos foram, de imediato entregues, às localidades contempladas. Ao finalizar, o governador destacou a importância das ambulâncias que vão ajudar a salvar vidas e reforçou a transparência com a destinação de emendas que visam atender a sociedade.

Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes