ESTIAGEM

Estado chega ao sexto dia sem novos desabrigados

15 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

abrigo

A Defesa Civil Estadual completou nesta terça-feira,  15), seis dias sem registrar ocorrências de famílias desabrigadas pela enchente recorde do rio Madeira. A análise feita é de que se trata de um dos efeitos da estiagem na região, o que pode ser constatado através da cota do rio, que entrou em fase decrescente, tendo atingido 18,92 metros ontem.

O Abrigo Único tem agora 340 pessoas e deve passar a ser administrado pela Defesa Civil do município a partir de desta quinta-feira,17. O gestor do abrigo, tenente coronel bombeiro Gilvander Gregório, diz que a transferência da gestão faz parte da programação estabelecida para a enchente histórica, mas não significa que a Defesa Civil Estadual deixará de prestar assistência às famílias. “O que vai ocorrer é que não estaremos mais à frente das decisões no abrigo. Continuaremos trabalhando, porém, com outro foco”.

Após a instalação da estrutura para dar conforto às famílias instaladas no Abrigo Único, psicólogos do Corpo de Bombeiros estão montando um cronograma de atividades para manter ocupadas as pessoas durante a permanência no alojamento, a fim de agregar conhecimento, promover a saúde e o lazer, além de produzir interação entre os grupos familiares.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: CBM