Governo de Rondônia
Domingo, 16 de maio de 2021

Crescimento

Rondônia lidera no País o ranking de produtividade e aumento de área de soja

30 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Área  de pastagem degradada utilizando da agricultura para recuperação de solo

Área de pastagem degradada utilizando da agricultura para recuperação de solo

Rondônia foi o estado brasileiro que teve maior incremento da área plantada de soja no país  com 20,1% a mais que na safra 2013/2014. Os dados estão no Terceiro Levantamento da Safra 2014/2015 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Além recorde no incremento de éreas, teve uma produtividade estimada em 3.349 kg/ha, mantendo a liderança do ranking dos estados com  maiores índice de produtividade de quilos por hectare. O plantio teve inicio em outubro e prosseguiu até a primeira quinzena de dezembro. A estimativa de produção é de 26,5% maior que na safra 2013/2014, passando de 607,7 mil toneladas para 768,6 mil toneladas na safra 2014/2015.

A soja que foi introduzida no sul do estado segue atualmente, de forma estruturada, acompanhada pela construção de armazéns bem distribuídos, em direção aos municípios próximos da capital onde está sendo construído um novo porto para o escoamento de grãos.

“Este porto completará a logística no estado de Rondônia que é privilegiada, principalmente pela hidrovia do Rio Madeira. Garantindo um frete acessível para a importação de insumos e exportação de grãos. Temos que utilizar mais essa hidrovia, pois somos o coração logístico da America do Sul”, enfatizou o secretario de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani.

O ambiente entre os produtores é de uma firme aposta na produção da oleaginosa, sendo que a região continuará apresentando os maiores incrementos percentuais do país. ” Essa expansão se deve a vários fatores entre os principais estão os ótimos preços alcançados pela commodity nos mercados internacionais e a grande adoção da agricultura por parte dos pecuaristas na recuperação de pastagens, onde se faz a recuperação das pastagens com o incremento da agricultura”, destacou Padovani.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Meio Ambiente, Terceiro Setor


Compartilhe