Governo de Rondônia
28/03/2024

PREVENÇÃO

Estado e município montam força-tarefa para combater o aedes aegypti em Porto Velho

05 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes do estado e município se reuniram para definie ações de combate ao mosquito em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Corpo de Bombeiros, Policia Militar se juntam ao município de Porto Velho para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus na capital.

Em reunião com o secretário municipal de Saúde Domingos Sávio, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde Luis Eduardo Maiorquim, a diretora geral da Agevisa Arlete Baldez e técnicos levaram pospostas de ajuda ao município de Porto Velho. O governador Confúcio Moura assinou o decreto de emergência no estado de Rondônia, o que facilita todos os municípios do estado a usar os recursos do Ministério da Saúde com mais rapidez, o que dará suporte aos municípios.

Também será liberado para ajudar ao município o transporte, como micro ônibus e ônibus de maior porte, para fazer transportar 100 homens que irão trabalhar de segunda a sábado liberados pelo o exército, e mais 80 homens da defesa civil e voluntários que irão para os bairros da capital, orientar a população sobre os cuidados com o mosquito, identificar focos do aedes aegypti, ajudar na retirada de entulhos das casas que possam causar a proliferação do aedes, entre outras ações.

Está  sendo feito um levantamento referente ao combustível que a Secretária Estadual de Saúde vai liberar para  a Semusa.

De acordo com o Secretário Adjunto da Sesau, Luis Eduardo Maiorquim, a proposta é não deixar que o mosquito se prolifere não somente na  capital mais em todo o estado. “Por isso estamos juntos com a Semusa, para montarmos estratégias de combate e botarmos em prática para que não haja  epidemia da doença”, disse.

Durante a reunião, realizada na Semusa, foi feito um balanço de toda a estrutura Secretária de Saúde do Município para que a Sesau possa prestar  ajuda necessária.

Saiba mais:
Governo de Rondônia decreta situação de emergência e declara guerra ao Aedes aegypti nos 52 municípios
Escolas de Rondônia são chamadas para participar da mobilização de combate ao Aedes Aegypti
Governo do estado mobiliza secretarias, instituições e Exército no combate ao vírus zika em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo