COLÉGIO TIRADENTES

Estado se dispõe a ofertar o transporte escolar de alunos de Nova Mutum Paraná

10 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O governo do Estado se dispôs a assumir a responsabilidade do transporte escolar na região de Porto Velho, em acordo com uma recomendação feita pelo Ministério Público. Enquanto a situação percorre os tramites legais, a secretaria de Educação destacou um ônibus para ajudar no transporte dos alunos de Nova Mutum, após reunião com autoridades.

A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, durante reunião realizada nesta quinta-feira (9) no gabinete do deputado estadual Jair Montes, com a participação do secretário municipal de Educação, Márcio Felix, e do vereador Jurandir Bengala, em atendimento a reivindicação feita por mães de alunos da comunidade de Mutum Paraná.

O deputado Jair Montes demonstrou preocupação com o transporte de todos os alunos, pois houve um aumento na demanda estudantil e há necessidade de mais veículos para transportar os alunos. Segundo os moradores, quase 50 alunos na região precisam de atendimento por parte do poder público para continuar frequentando as aulas.

Os moradores entregaram ao secretário de Educação do Estado um oficio expedido pela presidente da Associação de Mulheres de Nova Mutum, Rosilene Prestes Ferreira de Oliveira, no qual solicitam o apoio na concessão de dois ônibus para o transporte dos alunos de Nova Mutum Paraná para o Colégio Tiradentes da Policia Militar, que fica em Jaci Paraná.

O secretário de Estado da Educação, solidário à situação, determinou que um ônibus da Seduc seja deslocado para atender aos estudantes, mas ressaltou que o convênio do transporte escolar com a prefeitura está pago até junho deste ano e a solução é um paliativo.

“A secretaria vai buscar um meio de atender, porque nós não podemos deixar nossa juventude no prejuízo. O nosso processo já está avançado para licitar empresas de transportes tanto terrestre como fluvial, estamos levantando a demanda e as possibilidades, temos outros problemas para resolver, mas nossos alunos não podem ser prejudicados”,disse Suamy, alertando que o compromisso do governo é para encontrar uma saída.

O governo do Estado repassa para o município de Porto Velho cerda de 7 milhões de reais ao ano para o município fazer o transporte escolar dos alunos, inclusive os estudantes da rede estadual. O secretário municipal de educação Marcos Felix, disse que é necessário estudar o caso, porque o município não tem orçamento para gastos com transporte escolar.

O deputado Jair Montes disse que acredita que o governo tem competência para fazer uma licitação séria e rápida para resolver o problema, além de atender todos os estudantes e colocar um fim no problema que vem prejudicando o aprendizado do aluno há anos.

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Chapinha Paes e Arquivo