08/05/2024

Estatística mostra evolução do Hospital Regional de Cacoal

21 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

015Para ter uma idéia, em apenas três anos, entre 2011 e 2013, foram realizadas mais de 11 mil internações, números que aumentam a cada ano. Se em 2011 foram 2.633 internações, em 2013 este número saltou para 5.376.

Outro número que surpreende é o de consultas ambulatoriais. Apenas em 2013 foram mais de 27.300, ou seja, 8.433 consultas a mais do que 2011.

“Ao assumirmos a direção do Hospital Regional de Cacoal, recebemos a determinação do governador Confúcio Moura de transformá-lo em um hospital de resolutividade e com foco no bom atendimento. Hoje, esses números representam o resultado dessa determinação e o apoio incondicional do secretário de estado da saúde, Williames Pimentel, associado à dedicação de todos os servidores do Hospital Regional de Cacoal”, enfatizou Marco Aurélio Vasques, diretor da unidade.

022Em relação às cirurgias de média e alta complexidade, o número saltou de 1.468 realizadas em 2011, para 2.826 cirurgias realizadas em 2013. Em relação aos diversos tipos de exames laboratoriais, esses números saltaram de 118.395 em 2011, para mais de 160 mil exames em 2013.

A evolução dos números divulgados pela Gerência de Estatísticas do Hospital Regional de Cacoal é comprovada pela satisfação de centenas de rondonienses que são atendidos no HRC.

Bruna Loara Vargas de Salle, de Rolim de Moura, tem 21 anos e precisou de uma cirurgia para retirada de dois cistos ovarianos. Antes de passar pelo procedimento cirúrgico, a jovem foi atendida por médicos, enfermeiros e demais funcionários do HRC, além de realizar diversos exames. Por isso, Bruna fez questão de elogiar e agradecer pelo tratamento recebido desde que entrou no Hospital Regional de Cacoal, até o momento da cirurgia.

03“Eu fui muito bem atendida por todos, por toda a equipe do hospital. Eles sempre se mostraram atentos ao meu problema e às minhas angústias, desde o diagnóstico até a cirurgia. Devido à seriedade do meu problema eles fizeram o possível para que a cirurgia fosse feita o mais rápido possível e aqui estou eu agora, me recuperando. Além disso, antes e durante a cirurgia, foram bastante sensíveis, sempre me falando palavras de apoio. Sou muito agradecida à equipe do Hospital Regional, pois eles conseguiram aliviar a minha tensão e fizeram um ótimo trabalho. Estou me sentindo muito bem”, ressaltou a jovem, acadêmica de letras em Cacoal.

A jornalista Jeanete Vargas, mãe de Bruna, também fez questão de agradecer a equipe do Hospital Regional de Cacoal, complementando a fala da filha. “Por se tratar de um hospital público, eu confesso que não esperava toda essa organização e todos os cuidados com a higiene do hospital. Desde quando chegamos fomos bem atendidas e sempre muito bem orientadas quanto aos procedimentos. Além disso, a limpeza do hospital é muito bem feita e todos primam pela higiene. A troca da roupa de cama é constante e sempre vem tudo embalado em sacos plásticos lacrados”, destacou Jeanete.

A mãe da paciente também destacou a qualidade da alimentação: “Estamos admiradas com tudo, até mesmo a alimentação é bem variada, e sempre servida em materiais descartáveis e recicláveis. O Hospital Regional de Cacoal chega a ser melhor do que muitos hospitais particulares espalhados pelo país. Eu estou realmente surpresa e admirada com tudo o que a gente viu aqui”, concluiu Jeanete.