Governo de Rondônia
Domingo, 13 de junho de 2021

INFRAESTRUTURA

Estrada vicinal RO 458, em Alto Paraíso, tem todas as pontes substituídas por galerias de concreto

29 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ponte em concreto construída pelo DER

Ponte em concreto construída pelo DER

Os moradores da área rural de Alto Paraíso ganharam mais uma benfeitoria na região. Nesta segunda-feira (29), o Departamento de Estrada de Rodagem e Transporte (DER) concluiu a construção  de uma galeria de concreto com 12 metros de comprimento, que substituiu uma antiga ponte de madeira no rio Taboca, na Linha C-85, entre a B-30 e a B-20.

Com essa obra, a RO-458, no trecho que compreende Alto Paraíso ao distrito de Triunfo, teve todas as pontes antigas e comprometidas substituídas por galerias de concretos.

De acordo com o gerente regional do Vale do Jamari,  Antônio Fernando de Lima, desde 2011 o DER está realizando o trabalho de recuperação de estrada e substituição de pontes comprometidas. “Nesta linha, chegamos ao fim. Substituímos gradativamente todas as pontes”, comemora.

O vereador de Alto Paraíso, Geroaldo Ramos, explicou que nessa linha e nas proximidades moram aproximadamente 10 mil pessoas, fazendo dela a grande responsável pelo escoamento dos produtos agrícolas do município, além de permitir o acesso a todas as outras linhas e os distritos de rio Pardo e Triunfo.

Segundo Ramos, a região rural de Alto Paraíso é muito rica em produção agrícola, e pela linha C-85 são escoados café, milho, soja, arroz, guaraná, leite, gado,  peixe, entres outros.

“O governador está fazendo valer, de fato, o direito de ir e vir. A estrada é utilizada para transporte de moradores e de alunos da região, para escoamento das safras e para passagem de caminhões e maquinários agrícolas.  Não tenho nem palavras para agradecer o governo do Estado”, pontuou.

O coordenador do Programa de Edemias, Luiz Claudio Batista, conta que essa ponte tinha mais de 30 anos e no período da chuva era um transtorno para os produtores rurais. “Passaram vários governadores nas duas últimas décadas, mas nenhum olhou e cuidou de nossa cidade como Confúcio”, disse.

FRENTES DE TRABALHO

Mais uma galeria de 16 metros está sendo construída no travessão B-40, em substituição à velha ponte no rio São Francisco, que dá acesso ao garimpo Bom Futuro, BR-364.

Os 40 quilômetros da estrada no travessão B-20, que liga Alto Paraíso ao distrito de Triunfo, estão sendo patrolados; e os pontos críticos cascalhados.

Além das obras em andamento, o governo do Estado repassa anualmente, por meio do DER, recursos do Fhita para manutenção de estradas, asfaltou  10 quilômetros de vias urbanas, sendo  54 ruas; instalou a iluminação no trevo da BR-364, com RO-459 e do trevo da RO-459 com a RO-458.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Residência Regional de Ariquemes do DER
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Obras, Rondônia, Serviço, Transporte


Compartilhe