Governo de Rondônia
16/04/2024

OBRAS

Estruturas físicas das Unidades Socioeducativas ganham melhorias em Porto Velho

11 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Pintura externa da UIMS II, em Porto Velho.

A Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) tem feito importantes entregas para o sistema socioeducativo.  Segundo a presidente da Fease, Sirlene Bastos, o objetivo das reformas, das melhorias e das construções que estão sendo entregues ou estão em andamento é oferecer condições mais dignas para que os adolescentes cumpram as medidas socioeducativas e melhorar as condições de trabalho dos servidores.

Reformas de blocos de alojamentos protetivos; sala de visita social, ampliação de passarelas cobertas, reparos nos solários, construção de rampas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais (PNE) e instalação de bases de monitoramentos estão sendo feitas na Unidade de Internação Sentenciado Masculino I (UIMS I) e na Unidade de Internação Sentenciado Masculino II (UIMS II), em Porto Velho.

A Fundação tem buscado parcerias fundamentais para que as melhorias aconteçam nas unidades.  “Contamos com parceiros importantes como o Ministério Público Estadual, o Ministério Público do Trabalho, o judiciário  e, também destaco, o deputado estadual  Anderson do Singeperon que disponibilizou, por meio de emenda parlamentar, o valor de 59 mil e duzentos reais, que vamos utilizar esse recurso para a construção do muro da UIMS II, com duas linhas de concertina e também para fazermos melhorias no bloco de atendimento multidisciplinar na UIMS I”, destaca Sirlene.

UIMS I

Na UIMS I, as obras começaram em janeiro e a ampliação da unidade reestruturada irá atender aos novos projetos que irão acontecer ainda este semestre, garantindo a segurança dos adolescentes e servidores, ao melhorar o espaço onde são oferecidas atividades pedagógicas, cursos profissionalizantes e oficinas culturais, além de buscar a ressocialização dos internos em um ambiente arejado e confortável.

O coordenador de infraestrutura da Fease, engenheiro Robson de Sousa, explica que com a reforma dos blocos A e B, a unidade UIMS I passará a ter mais conforto para os socioeducandos e também para os servidores.  Antes, não havia postos de monitoramento e agora os agentes de segurança socioeducativo terão melhores acomodações para trabalhar e maior segurança na unidade. “Em todos os alojamentos foi realizada a pintura, reforma da rede elétrica, abertura de janelas para garantir melhor ventilação e iluminação natural, bem como reforma completa dos banheiros”, detalha o engenheiro.

UIMS II

Já na Unidade de Internação Sentenciado Masculino II, o coordenador de infraestrutura relata que está sendo feita a pintura geral da área administrativa da unidade, adequação da recepção e salas de multiuso. Também foram construídas rampas , construção de passarela coberta e reforma geral dos blocos do alojamento impar, além da construção de uma base de monitoramento. “A nova base de monitoramento vai melhorar muito a segurança na unidade e sua ativação irá possibilitar condições para os servidores desenvolverem melhor seu trabalho”, reforça Robson de Sousa.

Reforma e pintura nos alojamentos protetivos na UIMS II

Compromisso

Reformas em unidades da Fease  acontecem também em outros municípios. Com as melhorias nas condições de internação, os adolescentes estão sendo estimulados a se comprometerem com o bem público, zelando e mantendo suas estruturas saudáveis, ajudando, inclusive na manutenção e na limpeza. Aliado a isso, eles também participam de atividades educacionais, esportivas e religiosas.

Em todas as unidades do Estado as atividades que envolvem os socioeducandos seguirá um projeto político-pedagógico, em atendimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

“Em Rondônia, defendemos o tripé da disciplina, da postura e do trabalho. A recompensa para os adolescentes que se enquadram nessa proposta, baseada na metodologia do estímulo-resposta, é o acesso a mais benefícios no âmbito interno das unidades e, em algumas situações, externas também. Envolver os adolescentes em atividades diversas está em conformidade com o ECA”, lembra a presidente Sirlene Bastos.

Leia mais:

Fease faz distribuição de bebedouros industriais e impressoras para unidades socioeducativas de Porto Velho

Fease e Seas dialogam para trazer melhorias ao sistema socioeducativo

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes
Fotos: Robson de Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo