PACTO PELA APRENDIZAGEM

Estudantes aprofundam conhecimento sobre a história em visita ao Memorial Jorge Teixeira

25 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

18620045_945307155607268_5848292610855358576_nA Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Exército Brasileiro formalizaram parceria para que o centro histórico de Porto Velho possa ser explorado pelos professores de história e os alunos da rede estadual de ensino que estejam cursando as séries finais dos ensinos fundamental e médio.

Recentemente, o secretário Waldo Alves e o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), general de Brigada Leal, discutiram o projeto que começa a ser executado.

A nova metodologia adotada para a disciplina de história, envolvendo os alunos em trabalhos escolares fora de sala de aula, possibilitará melhor compreensão da comunidade como um todo, por meio da história dos bairros, dos seus monumentos arquitetônicos, do meio ambiente, da cultura e dos problemas que afetarão as futuras gerações.

O secretário Waldo Alves disse que a Diretoria Geral de Educação (DGE) da Seduc elaborou vasta programação de visita aos pontos históricos e turísticos da capital. Pelo menos 39 pontos foram identificados e os estudantes, em companhia dos professores Lourismar da Silva Barroso e João Herbety Peixoto dos Reis, da Gerência de Ensino e Mediação Tecnológica, farão o city tur.

Na terça-feira (23), os estudantes do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra estiveram no Memorial Jorge Teixeira. A estudante Maria do Socorro ficou encantada com o passeio e o conhecimento obtido sobre o ex-governador Jorge Teixeira.

Já o aluno José Silva destacou os diversos pontos arquitetônicos que não eram do seu conhecimento, apesar de ser porto-velhense. “Adorei o city tur e aprendi muito sobre o ex-governador Jorge Teixeira”, disse.

Pelo cronograma da Seduc, devem ser visitados pelos estudantes, além do Memorial Jorge Teixeira, o Memorial Rondon, Três Caixas D´Água, Obelisco, Antigo Aeroporto, Praça Aluízio Ferreira, Carmela Dutra, bairro Caiari, Vila Erse, Palácio Presidente Vargas (Museu), Porto Velho Hotel, Casa do Albino Henrique, Mercado Central, Praça Getúlio Vargas, Catedral do Sagrado Coração de Jesus, Colégio Barão do Solimões, Educandário Dom Bosco, Maçonaria, Biblioteca Francisco Meireles, 1ª Prefeitura, Praça Jonathas Pedrosa, Café Santo, Beco do Mijo, Intendência Municipal, Edifício Feitosa, Edifício Libanês, Casa e Cine Resky, Fórum Rui Barbosa, Praça Marechal Rondon, Cine Brasil, Correios, Banco da Borracha, Casa 6, Praça da FEB, Vila Confusão, Clube Internacional, Museu, Clube Imperial, Usina de Luz (Ceron) e Prédio da Administração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: João Herbety Peixoto